Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

03 de dezembro: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Data: / 266 views
03 de dezembro: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A data chama a atenção para a inclusão social, principalmente no mercado de trabalho

Existem 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo | Divulgação/ONU

 

Criado pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência promove a conscientização sobre a importância da inclusão dessas pessoas, principalmente no mercado de trabalho.

Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2019, pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Isso representa quase 25% da população do país. Em todo o mundo, esse número passa de 1 bilhão de pessoas. Um dos alertas da ONU é a vulnerabilidade desses grupos, cada vez mais expostos à exclusão da sociedade.

Para os deficientes visuais, por exemplo, especialistas defendem o uso da chamada "tecnologia assistiva na construção de uma cidade inteligente", contribuindo para o aprimoramento do concerto de smart city, ou seja, uma cidade ou bairro feito efetivamente para todas as pessoas.

Em entrevista à Agência ONU de Notícias, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) - que é deficiente - disse que "não compomos um microcosmo, mas um contingente gigante que vota, trabalha, consome, paga impostos e luta. Eu tenho muito orgulho e gratidão por todas as pessoas com deficiências, gente aguerrida que ?mata um leão por dia?, para garantir seus direitos. Em tempos de crise como essa que a gente vive, nunca ficaram tão evidentes as desigualdades e vulnerabilidades dessa população. Nação alguma crescerá deixando as pessoas mais vulneráveis para trás. Elas são o parâmetro de direitos humanos de uma nação. Quando são respeitadas todo o restante da população também é. A pandemia de covid-19 nos mostrou que tudo o que temos feito em termos de política pública para pessoas com deficiência ainda está muito distante do que ainda precisamos fazer", finaliza.

Exclusão 
Diante da crise global de saúde, a Organização das Nações Unidas reforça que as desigualdades preexistentes e a dimensão da exclusão têm sido destacadas. Essas são razões para melhorar a ação em favor da inclusão de pessoas com deficiência a cuidados de saúde, educação, emprego e de participar na comunidade. A ONU defende uma abordagem integrada para garantir que as pessoas com deficiência não sejam deixadas para trás.

SBT News |03/12/2021 -

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados