8 lanches para espantar o estresse durante o trabalho
Às vezes, é (quase) impossível conter o estresse no trabalho. Mesmo que você não demonstre claramente, o seu cérebro está lidando com cargas altas de hormônios e pensamentos, sem contar a ansiedade e inquietude que correm rapidamente pelas nossas veias em períodos de nervosismo.
O estresse é um dos mecanismos de sobreviência do nosso corpo. Em situações de perigo, ele é uma das ferramentas que nos estimulam a lutar ou correr, o famoso "fight or flight". Mas, quando ele se torna crônico, nosso cérebro começa a cobrar mais energia. Essa também é uma das explicações para o fato de muita gente desconta a ansiedade na comida, uma vez que o açúcar acaba sendo um carboidrato de rápida absorção, oferecendo combustível para o corpo.
Para driblar o acúmulo do estresse e promover autoconhecimento em situações difíceis, a terapeuta nutricional do Reino Unido, Charlotte Watts, co-escreveu o livro "Good Mood Food" (em português, "Comidas de Bom Humor), que investiga os laços emocionais desencadeados por certos alimentos. Os produtos mais indicados são aqueles que te ajudam a matar a vontade de comer doce e ajudam a equilibrar a concentração de açúcar no sangue.
Invista em boas fontes de proteínas e gorduras. Compostos como vitaminas do complexo B, zinco e magnésio também são bem-vindas. Se você tem dificuldade de driblar dos alimentos pouco nutritivos e, ao mesmo tempo, muito "confortáveis", as dicas abaixo podem ser o seu remédio para os lanchinhos no trabalho.
1 Aipo com pasta de castanhas - Apesar de não ser muito comum aqui no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, o aipo tem sido consumido como um superalimento. Ele contém um químico chamado apigenina, que ajuda a acalmar o sistema nervoso. Além disso, por ser crocante, ele estimula a mastigação, soltando a tensão acumulada nos músculos das mandíbuas. Já as pastas de castanhas são um pacote de gordura e proteína que abastecerão o cérebro de energia.
2 Manga seca - Muito parecida com as balinhas, as frutas secas são ricas em fibras e trazem o sabor doce ao paladar. No caso da manga, segundo Watts, o açúcar da fruta é liberado mais devagar do que muitos outros alimentos do tipo.
3 Abacate - Mais um ponto para a fruta da modinha! As gorduras do abacate também trazem calmaria e diminuem a vontade de comer doce ou de se jogar no combo de hambúrguer e batata frita.
4. Chips de coco ou pedaços de coco - Outro alimento potencial com concentração de gorduras boas. O coco contém substâncias lipídeas chamadas MCTs (triglucerídeos de cadeia média). Essa substância virou febre entre os praticantes de esporte, uma vez que fornece energia rapidamente e ajuda a acelerar o metabolismo. Além disso, muitas vezes, pessoas que sofrem com ansiedade sentem a vontade de beliscar e os chips de coco são perfeitos para fugir dos pacotinhos de batata.
5 Chocolate amargo - Em 2009, um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas da Nestlé comprovou que o consumo de 40 gramas de chocolate amargo por dia pode ajudar a diminuir a pressão arterial e controlar os níveis de cortisol. Notícia boa para os chocólatras!
6 Mix de castanhas - Versáteis e deliciosas, as castanhas contém substâncias antioxidantes e gorduras que fazem bem aos corações mais estressados. Misture-as com algumas frutas secas para adicionar ainda mais fibras ao lanche da tarde.
7 Iogurte grego - Tente fugir dos modelos carregados de açúcar e "tempere" o seu iogurte com canela e frutas vermelhas. O sabor doce vai te ajudar a acalmar os ânimos de forma confortável, enquanto as berries reduzem as concentrações de açúcar no sangue.
8 Suco verde ou chá - A receita de couve, maçã e suco de laranja vai conquistar os estressados de plantão, que torcem o nariz ao ouvir "suco verde". Bata com bastante gelo para criar um smoothie, cheio de vitaminas e minerais. Para uma boa hidratação, coloque água de coco e meio abacate, frutas vermelhas e uma pitada de mel. O gengibre também espantará os astrais ruins e te prepará para continuar o dia. No caso dos chás, versões quentes e geladas são bem-vindas. Limão com gengibre é revigorante, enquando a camomila traz paz interior. O sistema digestivo agradece também um toque de menta ou manjericão.
R7 - Casa e Jardim | 05/03/24 - 13h40