Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Adote uma Praça: programa da Prefeitura incentiva a preservação de áreas verdes na capital; veja como adotar

Data: / 257 views
Adote uma Praça: programa da Prefeitura incentiva a preservação de áreas verdes na capital; veja como adotar

Novo sistema da gestão atual simplifica o processo de adoção e promove maior participação da sociedade na construção de uma cidade mais sustentável

Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB), lançou, em 2022, um sistema que modernizou o programa Adote Uma Praça, que incentiva a preservação de áreas verdes na capital paulista e promove a participação social para a melhoria de espaços urbanos.

A cidade de São Paulo conta com 6.500 praças, canteiros e áreas verdes ativas e 5.347 disponíveis para adoção. Vale citar que são 826 adoções vigentes e que já foram realizadas 2.305 adoções desde o início do programa.

Com as melhorias da gestão atual, o processo de adoção que antes levava 120 dias para ser finalizado, hoje leva, em média, 10 dias para ser concluído e as solicitações podem ser realizadas on-line. Com o novo portal, 656 adoções já foram realizadas, desde março de 2022.

Moradores e empresários têm a oportunidade de valorizar o entorno de seus bairros residenciais, criando ambientes mais agradáveis e propícios para o convívio de todos os vizinhos. Além disso, as empresas podem associar suas marcas a um programa de valorização das praças, veiculando mensagens indicativas de sua empresa e fortalecendo sua imagem junto à comunidade local.

Em suma, o novo sistema não só simplifica o processo de adoção, mas também promove uma maior participação da sociedade na construção de uma cidade mais verde e sustentável. Vale citar que quan- do uma praça desperta o interesse de duas ou mais partes para adoção, o Departamento de Zeladoria Urbana (DZU), órgão vinculado à Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), realiza sorteios para selecionar um único tutor para a praça.

Como adotar uma praça?

Para adotar uma praça, o interessado deve enviar um pedido para o portal Adote uma Praça, com sua proposta para o local específico. No site, é possível verificar a disponibilidade das praças para adoção em um mapa interativo que mostra o status de cada praça: disponíveis, adotadas, indisponíveis ou solicitadas.

Documentos exigidos para o requerimento:

Pessoa Física:

  • Cópia do documento de identidade;
  • Cópia do CPF,
  • Cópia de comprovante de residência.

 

Pessoa Jurídica:

  • Cópia do registro comercial
  • Certidão simplificada expedida pela Junta Comercial do Estado;
  • Ato constitutivo;
  • Alterações subsequentes ou decreto de autorização para funcionamento e,
  • Cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

 

- DIÁRIO DE SÃO PAULO - Vitória Tedeschi - Publicado em 28/05/2024, às 09h00 -

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados