Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Aplicativo de celular ajuda no combate contra dengue

Data: / 287 views
Aplicativo de celular ajuda no combate contra dengue

É possível mostrar locais com focos do mosquito ou receber informações. Aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

O combate ao mosquito Aedes aegipty ganhou o reforço da tecnologia em Lençóis Paulista (SP). Com um aplicativo para celular, lançado pela prefeitura, é possível fazer denúncias de locais com focos do mosquito ou receber informações sobre casos de dengue e outras doenças perto de onde a pessoa mora.

Depois de passar as tradicionais orientações de não deixar água parada e de checar todos os cantos da casa, vem um momento novo. É quando os agentes mostram o que é, como funciona e como faz para baixar o aplicativo "O Fim da Picada".

“Achei bem interessante que a gente está sempre no face e no youtube podendo se comunicar melhor agora denunciando as coisas que estão erradas. A gente tem que cuidar. Tenho quatro filhos em casa, tem que cuidar para não acontecer coisas piores em nossas vidas”, afirma a dona de casa Márcia Martinelli.

O aplicativo está disponível para smartphone com sistema IOS e Android. Dá para ter acesso a informações como locais de atendimento, sintomas de doenças e também enviar perguntas e tirar dúvidas. “Uma boa coisa que fizeram. Mais uma ferramenta para gente usar. Vou passar para família, para todo mundo se orientar”, diz a dona de casa Roseli Ferreira Gustavo.

Pelo celular as pessoas também podem fazer denúncias de locais suspeitos, com possíveis focos do mosquito. O aplicativo já está no ar. Uma das denúncias feitas é sobre um terreno no bairro Santa Teresinha onde há muito acúmulo de lixo.

“Quando a gente percebeu que o aplicativo tinha uma assessoria importante ligado a um professor doutor da Unesp que alimenta com informações com muita propriedade, a gente aderiu porque tem várias opções que nos ajudam muito no combate à dengue. A gente sabe que hoje quase todo mundo tem um smartphone, inclusive na cidade é disponível internet grátis. Através do Conecta Cidadão e essas pessoas vão receber notificações e se há casos de dengues ao redor das suas residências com o sistema de geolocalização do próprio aplicativo”, explica o diretor de saúde Marcelo Ranzani.

O investimento para prefeitura foi de R$ 7 mil. Para baixar e usar o aplicativo é de graça. No ano passado, Lençóis Paulista teve 38 casos de dengue. (G1 Bauru e Marília)

Aplicativo de celular ajuda no combate contra dengueApós visitas, vigilantes explicam como pode ser feito denúncias (Foto: Reprodução/TV TEM)

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados