Após morte, governo de SP planeja lei sobre a distribuição de água nos grandes eventos
O projeto de lei levará o nome da fã que faleceu em show devido a exaustão térmica
Durante a última terça-feira (4) foi liberado o aval pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para o projeto de lei em que obriga a distribuição de águas gratuitas para o público em grandes eventos.
Com o aval liberado, a nova medida segue seu curso na Alesp e logo será apreciada pela Comissão de Finanças e Orçamento antes de ser votada pelo plenário da Casa, segundo o portal da CNN Brasil.
Esta proposta tem autoria da deputada Paula da Bancada Feminista (PSOL), e leva o nome de Ana Benevides, a jovem de 23 anos que morreu por exaustão térmica em um show no ano passado.
O projeto visa na obrigação dos organizadores de eventos em distribuírem copos de água potável e também proíbe que garrafas e copos pessoais sejam barrados nas entradas nos eventos. Caso a medida seja aprovada e entre em vigor, será aplicada uma multa e suspensão nas empresas que não cumprirem esta legislação.
Relembre o caso de Ana Benevides:
Ana faleceu na noite do dia 17 de novembro, após passar mal durante o primeiro show da The Eras Tour da cantora americana Taylor Swift, realizado no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, devido a uma exaustão térmica.
Segundo as informações dadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio, Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu após uma parada cardiorrespiratória.
A morte da jovem tomou uma grande proporção e comoção entre os fãs da cantora e do público em geral. No tempo, a organização do evento até precisou adiar uma das apresentações na capital fluminense por conta do calor extremo.
DIÁRIO DE SÃO PAULO - Milleny Ferreira Publicado em 07/06/2024, às 13h15