Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Atendente do Poupatempo faz sucesso em ação que incentiva sorriso em documentos

Data: / 208 views
Atendente do Poupatempo faz sucesso em ação que incentiva sorriso em documentos

Funcionário da unidade de Bauru é reconhecido pelos colegas e público por semelhança com desenho utilizado em campanha do Detran para incentivar fotos mais descontraídas.

Foto - Anderson Fernandes é reconhecido pela semelhança com desenho feito para campanha de incentivo para fotos menos sisudas (Foto: Reprodução / TV TEM)

 

Uma ação promovida pelo Detran e Poupatempo em todo o estado de São Paulo ganhou um sentido diferente em Bauru (SP) por conta da semelhança do desenho da peça "Vai ter sorrisão na CNH" com o atendente da unidade local Anderson Aparecido Fernandes.

 

"É muito parecido. Ele é carequinha, tem a barba ruiva, branquinho. Achei muito legal", conta.

 

O funcionário já era alvo dos colegas por conta da careca e afirma que leva tudo na brincadeira.

"Dizem que sou ponto de referência no Poupatempo. Se o cidadão está perdido, eles me apontam e dizem: à direita do careca".

 

Nos quatro anos e meio em que trabalha no Poupatempo, Anderson, de 34 anos, diz que a experiência mais marcante foi no dia em que ele fez um elogio para um senhor idoso que estava tirando o RG.

 
O visual de Anderson (à esquerda) sempre foi alvo dos colegas na rotina do Poupatempo de Bauru (Foto: Reprodução / TV TEM)O visual de Anderson (à esquerda) sempre foi alvo dos colegas na rotina do Poupatempo de Bauru (Foto: Reprodução / TV TEM)
 

"Eu comentei que ele saiu muito bem na foto, e ele se emocionou bastante. Achei que ele não tinha gostado de algo que eu disse, mas ele então explicou que há 30 anos não ouvia um elogio, e que havia sido abandonado pela família e pelos filhos", completa.

 

Sorriso

 

 
Poupatempo esclarece que nada impede a pessoa de sorrir em fotos do RG e CNH (Foto: Reprodução / TV TEM)Poupatempo esclarece que nada impede a pessoa de sorrir em fotos do RG e CNH (Foto: Reprodução / TV TEM)

Para ajudar quem vai tirar a foto, o Poupatempo fez uma lista de recomendações sobre o que fazer para sair bem na foto, inclusive sorrir. A campanha para promover as fotos mais descontraídas em documentos oficiais como o RG e a CNH começou quando o Detran foi questionado nas redes sociais sobre o assunto.

Como não existe legislação dizendo se pode ou não sorrir na foto, a decisão cabe ao órgão responsável pela emissão do documento. O Instituto de Identificação de São Paulo, por exemplo, não faz nenhuma restrição.

"A pessoa pode tirar a foto do RG com óculos de grau, desde que as lentes tenham antirreflexo. A pessoa pode tirar foto com o boné desde que a aba esteja para trás. As freiras podem tirar foto com o hábito, inclusive as pessoas podem até usar maquiagem", explica a coordenadora de atendimento do poupatempo Pollyana Droppa dos Santos.

 
Além de sorrir nas fotos, Pollyana Droppa dos Santos, representante do Poupatempo, esclarece outras dúvidas para a foto de documentos (Foto: Reprodução / TV TEM)Além de sorrir nas fotos, Pollyana Droppa dos Santos, representante do Poupatempo, esclarece outras dúvidas para a foto de documentos (Foto: Reprodução / TV TEM)
 

O site do Poupatempo oferece também uma lista de orientações para as fotos. Em Bauru, no mês passado foram emitidos 18.401 documentos como RG e CNH.Para quem sempre tirou as fotos com uma expressão mais séria, o incentivo é mais que válido.

"Isso é muito bom, porque geralmente as fotos 3x4 são aquelas sérias e dificilmente alguém fica assim por muito tempo. A pessoa sempre fica sorrindo, brincando e conversando com as pessoas", comemora a analista de departamento pessoal Carla Cristina de Godói.

- G1 Bauru e Marília - 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados