Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

ATUALIZADO: Aeronave cai com dois passageiros durante voo de instrução

Data: / 2340 views
ATUALIZADO: Aeronave cai com dois passageiros durante voo de instrução

Estavam na aeronave o piloto Bruno Henrique, de 28 anos, morador de Cosmópolis (SP) e instrutor com pelo menos 2 mil horas de experiência; e o aluno Thiago Zvolanek, 22 anos, de Campinas

Por Jornal da EPTV 2ª Edição - 

O avião saiu na sexta-feira (28) do Aeroclube de Campinas (SP), no Aeroporto dos Amarais, e os destroços foram encontrados quase 16 horas depois, neste sábado, em uma área rural de Itapira. Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 9h foram localizados os corpos das vítimas no local.

Estavam na aeronave o piloto Bruno Henrique, de 28 anos, morador de Cosmópolis (SP) e instrutor com pelo menos 2 mil horas de experiência; e o aluno Thiago Zvolanek, 22 anos, de Campinas, que fez uma postagem em rede social quando ainda estava no aeroporto, antes do acidente.

Segundo a assessoria do Cenipa, durante a tarde deste sábado houve recolhimento de destroços e avaliação da área onde houve o acidente. Não há prazo para a conclusão das investigações.

 
O piloto Bruno Henrique (Foto: Reprodução / EPTV)O piloto Bruno Henrique (Foto: Reprodução / EPTV)
 
 
O aluno Thiago Zvolanek (Foto: Reprodução / EPTV)O aluno Thiago Zvolanek (Foto: Reprodução / EPTV)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou à EPTV, afiliada da TV Globo, que a situação para voo e manutenção da aeronave estavam dia, uma vez que o certificado de aeronavegabilidade só venceria em novembro de 2020. Já a inspeção anual de manutenção teria validade até outubro.

Uma testemunha gravou o exato momento em que a aeronave cai. "Estava eu com meus amigos, daí de repente passou um avião. De repente ele começou a fazer uns barulhos [...] Peguei meu celular, ele [bimotor] deu uma subidinha para cima, de repente começou a falhar o motor e foi girando e caindo. Eu fiquei com dó", contou o jovem para reportagem.

 
Aeronave ficou destruída após acidente em Itapira, SP (Foto: Reprodução /EPTV)Aeronave ficou destruída após acidente em Itapira, SP (Foto: Reprodução /EPTV)

 

Sobre o acidente

De acordo com o Márcio Doná, responsável pela comunicação do Aeroclube de Campinas, a aeronave modelo PA-30 perdeu contato com a base na tarde de sexta-feira, por volta das 16h. Após um aviso da aeronáutica sobre um alerta de impacto no avião, iniciaram-se as buscas.

Durante a noite, as autoridades locais suspenderam as atividades, mas uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com uma ferramenta de visão noturna foi deslocada para auxiliar na procura.

Doná destacou que a aeronave estava com toda a documentação em dia e havia passado por uma vistoria em março. O piloto de outro avião do aeroclube, que havia feito o mesmo trajeto minutos antes, teria alertado o instrutor sobre a presença de muitos urubus na região.

 
Bandeira do Brasil ficou hasteada a meio mastro nos Amarais após acidente (Foto: Reprodução / EPTV)Bandeira do Brasil ficou hasteada a meio mastro nos Amarais após acidente (Foto: Reprodução / EPTV)

 

Assistência

Em nota, o Aeroclube lamentou o acidente e afirmou que está oferecendo toda a assistência necessária e possível aos familiares e amigos das vítimas.

Os corpos foram resgatados na tarde deste sábado e levados para o Instituto Médico Legal de Mogi Guaçu (SP), Por enquanto, não estão definidos os sepultamentos.

 

Aeronave cai com dois passageiros durante voo de instrução

 Um avião que decolou do aeroclube de Campinas (SP) na tarde de sexta-feira (28) caiu e foi localizado na manhã deste sábado (29), segundo a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros, em uma área de mata na zona rural de Itapira (SP). De acordo com os responsáveis pelo aeródromo, duas pessoas estavam a bordo da aeronave: um piloto instrutor de voo e um aluno. Os bombeiros afirmam ter encontrado, por volta das 9h, junto aos destroços, os corpos das vítimas.

De acordo com o Márcio Doná, responsável pela comunicação do Aeroclube de Campinas, a aeronave modelo Twin Comanche perdeu contato com a base na sexta por volta das 16h. Após um aviso da aeronáutica sobre um alerta de impacto no avião, iniciaram-se as buscas. Durante a noite, as autoridades locais suspenderam as buscas, mas uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com uma ferramenta de visão noturna foi deslocada de Campo Grande para auxiliar na procura.

Segundo Doná, a aeronave estava com toda a documentação em dia e havia passado por uma vistoria em março. O piloto de uma outra aeronave do aeroclube que havia feito o mesmo trajeto minutos antes teria alertado o instrutor sobre a presença de muitos urubus na região.

Além da FAB, trabalharam nas buscas o Corpo de Bombeiros de Campinas, o pelotão rural da Guarda Municipal de Itapira e a Polícia Militar com o auxílio do helicóptero Águia. Segundo a GM e os Bombeiros, o local é de muito difícil acesso. Até as 9h30, eles aguardavam a chegada da perícia ao local.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica afirmou que agora, com a confirmação da queda, uma equipe será enviada ao local para iniciar os procedimentos de investigação.

Por G1 Campinas e Região - 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados