Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Chuva atinge caverna na Tailândia onde equipes lutam por resgate de crianças

Data: / 517 views
Chuva atinge caverna na Tailândia onde equipes lutam por resgate de crianças

Chuva pode atrasar o progresso feito na última semana para drenar a água da caverna onde estão os 12 garotos e seu técnico.

Uma forte chuva atingiu o norte da Tailândia neste sábado (7), piorando as condições na caverna onde as equipes de resgate travam uma "guerra contra água e tempo" para salvar 12 garotos presos e seu técnico de futebol, com um resgate possível dentro de dias.

A chuva poderia potencialmente atrasar o progresso feito na última semana para drenar o complexo de cavernas de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no norte do país.

 
Equipes trabalham em resgate de meninos e técnico que estão presos em caverna na Tailândia, neste sábado (7) (Foto:  Royal Thai Navy via AP)Equipes trabalham em resgate de meninos e técnico que estão presos em caverna na Tailândia, neste sábado (7) (Foto: Royal Thai Navy via AP)
 

Com os níveis de oxigênio caindo e previsões de chuvas, o tempo está se esgotando em um plano para ensinar os meninos -- alguns com 11 anos e não nadadores fortes-- a fazer um mergulho através de corredores estreitos e inundados que desafiariam mergulhadores experientes.

melhor janela para um resgate pode ocorrer nos próximos três ou quatro dias, disse o líder do esforço de resgate neste sábado.

A mensagem de cautelosa esperança de Narongsak Osottanakorn veio um dia após a morte de um mergulhador de resgate tailandês, em uma reviravolta sombria do que começou há duas semanas como uma aventura para celebrar o aniversário de um dos meninos.

No morro, onde equipes de resgate estão buscando rotas alternativas para a caverna, outro acidente ocorreu na noite de sábado, no horário local: um veículo derrapou em uma pista de terra, ferindo gravemente o motorista e um passageiro e machucando outros quatro voluntários, disseram as autoridades.

Anteriormente, na entrada da caverna abaixo, linhas de mergulhadores e soldados com lanternas podiam ser vistas emergindo da escuridão, com geradores bombeando a água por tubos.

Dezenas de soldados do Exército Real da Tailândia descansavam em rochas do lado de fora da caverna, com dois deles dizendo que os superiores haviam dito que a operação de resgate provavelmente começaria no domingo ou no dia seguinte.
 

Meninos presos em caverna na Tailândia dizem em carta a familiares que estão bem

Treinador, que é o mais velho do grupo, pediu desculpas em carta. Autoridades informaram que estão mantendo sob controle os níveis de oxigênio no local.


Por G1

 

 
Jovens presos em caverna na Tailândia mandam cartas para os pais e dizem que estão bem

Jovens presos em caverna na Tailândia mandam cartas para os pais e dizem que estão bem

Os 12 meninos e o técnico presos em uma caverna do norte da Tailândia há duas semanas, conseguiram conversar com seus familiares através de cartas em que compartilham uma mensagem comum: "Estamos bem".

 

"Não se preocupem comigo, eu sinto falta de todos vocês. Eu amo vocês. Estou bem aqui, meus irmãos, os fuzileiros navais estão cuidando de mim", escreve Mik.

 

Integrantes da elite da Marinha tailandesa publicaram neste sábado (7) as mensagens em seu perfil no Facebook. As cartas foram transportadas através de túneis subterrâneos parcialmente inundados ao longo da cavidade subterrânea para serem entregues aos parentes.

 
Aumenta a pressa pelo resgate do time de futebol infantil preso numa caverna na Tailândia

Aumenta a pressa pelo resgate do time de futebol infantil preso numa caverna na Tailândia

Essa foi a primeira comunicação deles com os pais, que acompanham os esforços de resgate na entrada da caverna, já que a instalação de uma linha telefônica falhou.

Night, que fez aniversário dentro da caverna, pede que os familiares não se preocupem com ele.

 

"Estou bem, só um pouco de frio, mas não se preocupe comigo, não se esqueça da minha festa de aniversário. Mamãe, papai, eu amo vocês e o meu irmãozinho também. Se eu sair, por favor, me tragam um churrasco", pede aos seus parentes.

 

 
Reprodução de carta enviada por meninos presos em caverna na Tailândia. A primeira, acima, é de jovem chamado Pong, que diz que está bem; a segunda, abaixo, é de Nick, que pede churrasco quando sair de lá (Foto: Marinha da Tailândia / Facebook / via AP Photo)

Reprodução de carta enviada por meninos presos em caverna na Tailândia. A primeira, acima, é de jovem chamado Pong, que diz que está bem; a segunda, abaixo, é de Nick, que pede churrasco quando sair de lá (Foto: Marinha da Tailândia / Facebook / via AP Photo)

 

Tan, que é chamado de "Titan" pelos amigos, pediu que o irmão "esteja preparado para me trazer frango frito", segundo a BBC.

Uma das mensagens trazidas pelos mergulhadores diz: "Não se preocupem, nós somos fortes", de acordo com a transcrição feita pela France Presse.

 
Foto de um dos meninos presos na caverna traz a mensagem: ‘Não se preocupem, nós somos fortes’  (Foto: Royal Thai Navy Seal / AFP)

Foto de um dos meninos presos na caverna traz a mensagem: ‘Não se preocupem, nós somos fortes’ (Foto: Royal Thai Navy Seal / AFP)

 

Treinador pede desculpas

O treinador Ekapol Chanthawong, que é o mais velho do grupo, demonstrou sentimento de culpa em sua mensagem. Ele é alvo de críticas no país por ter levado os meninos a uma caverna que poderia ficar inundada durante as chuvas de monção.

 

"Todos os meninos estão bem. A equipe de resgate está cuidando de nós. Prometo que também cuidarei deles o melhor que puder. Obrigado pelo apoio e por favor aceitar minhas desculpas", escreveu.

 

Os familiares responderam que ele não deveria se culpar, segundo a BBC. "Os pais e as mães não estão zangados com você. Obrigado por ajudar a cuidar das crianças", disse um casal. Outro escreveu para o filho: "Diga ao técnico Ake: 'Não pense demais'. Não estamos chateados com ele".

- G1 - Agência Reuters - 07/07/2018

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados