Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Cirurgião mariliense conquista vaga única em programa europeu de especialização

Data: / 3247 views
Cirurgião mariliense conquista vaga única em programa europeu de especialização

Vitor Barion de Pádua é primeiro brasileiro a conquistar a bolsa para o programa Travelling Fellowship de Artroplastia do Joelho promovido pela Sociedade Europeia de Joelho

Com o objetivo de aperfeiçoar habilidades e disseminar conhecimento para cirurgiões ortopédicos interessados ​​em cirurgia no joelho, a Sociedade Europeia de Joelho (EKS) oferece anualmente o Travelling Fellowship, um programa de bolsas de estudo com quatro vagas, sendo três delas reservadas para europeus e uma para médico não europeu.

Neste ano, a vaga exclusiva para disputa entre todos os cirurgiões fora da Europa foi conquistada pelo cirurgião mariliense Vitor Barion de Pádua, primeiro representante brasileiro a participar do programa.

As atividades acontecem entre os dias 29 de outubro e 23 de novembro, período no qual os selecionados visitarão oito hospitais de alto nível na Europa, nas cidades de Lyon e Marselha na França; Oxford, Exeter e Southampton na Inglaterra; Florença na Itália; e Leuven e Antwerp na Bélgica. O foco do aprendizado estará sobre vários aspectos das doenças degenerativas e da artroplastia do joelho.

Após a finalização do programa, os bolsistas selecionados também participarão da próxima reunião da EKS em Megève, França, em 15 e 17 de janeiro de 2019, onde terão que apresentar seu parecer sobre a experiência do estágio.

“Já pleiteava a vaga há três anos e agora fui selecionado, o que me proporcionou muita satisfação e alegria. Terei a oportunidade de conhecer e assistir cirurgias nos principais hospitais da Europa, conhecendo o que há de melhor em todos esses centros de referência”, afirma o cirurgião. “Além dessas atividades, também ministrarei aulas para apresentar os trabalhos que realizamos no Brasil. A possibilidade de representar nosso país, além da oportunidade de trazer todo esse conhecimento para nossa região é gratificante”, completa.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

SOBRE A EKS - A European Knee Society (EKS) foi criada em 2014 para agrupar grandes nomes europeus em nas especialidades artroplastia e doenças degenerativas do joelho. Mais de 60 especialistas em joelho na Europa juntaram-se à sociedade com o objetivo de fortalecer e consolidar o conhecimento e experiência europeus neste domínio.

Os principais objetivos da EKS são avançar no conhecimento da patologia degenerativa do joelho e artroplastia do joelho, além de proporcionar um ambiente educacional adequado que mantenha o mais alto nível de padrões profissionais, buscando promover avanços contínuos no conhecimento profissional, aperfeiçoando as técnicas cirúrgicas e o tratamento das doenças que acometem os joelhos.

SOBRE VITOR BARION DE PÁDUA (CRM 115.962) - O ortopedista e traumatologista é formado pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) em 1999, estagiando em faculdades na Suécia e na Grécia na área de Cirurgia Ortopédica, o que contribuiu para a escolha de sua especialização em Ortopedia e Traumatologia, cursada posteriormente no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC). Em seguida, se especializou em Cirurgia do Joelho pelo Lyon School of Knee Surgery, em Lyon, na França, considerado como centro de referência na especialidade em todo o mundo. Ainda no mesmo país, recebeu bolsa como residente estrangeiro, onde permaneceu em aperfeiçoamento por um ano e meio, até regressar a Marília, sua cidade natal, em 2004.

Atualmente faz parte da diretoria da ALCJB - Associação Lyonesa Cirurgia Joelho Brasil, colaborando para a organização das Jornadas Lyonesas no Brasil, réplica dos eventos realizados na França, com alto nível científico e presença de nomes internacionais.

Atua também como docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Marília (UNIMAR) e é coordenador da R4 de Cirurgia do Joelho do Hospital Beneficente Unimar em parceria com a Clínica Professor Doutor Hilário Maldonado.

É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS), Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE), Sociedad Latinoamericana de Artroscopia Rodilla y Traumatología Deportiva (SLARD), International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS) e European Society of Sports Traumatology Knee Surgery and Arthroscopy (ESSKA).

Mariana Roncari - Assessoria de Imprensa - 25/10/2018 - 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados