Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Com temperatura amena e mar de ressaca, movimento foi tranquilo nas praias do Rio neste sábado

Data: / 197 views
Com temperatura amena e mar de ressaca, movimento foi tranquilo nas praias do Rio neste sábado

Nesta quinta fase da medidas de flexibilização ainda é proibido ficar na areia das praias. Horário de funcionamento de bares, restaurantes e shopping foi ampliado.

Começou neste sábado (1º) a quinta fase das medidas de flexibilização no Rio. Nessa etapa, o banho de mar está liberado, mas ficar na areia ainda está proibido. Com sol, mas temperatura em torno dos 20ºC durante a manhã, as praias não encheram. 

Com temperatura amena e ondas altas por causa da ressaca, no início da manhã a praia estava ideal para os surfistas.

No Arpoador, na Zona Sul, um grupo de amigos que estava reunido na areia, sem máscara, acabou multado pela Guarda Municipal. Os agentes passaram a manhã orientando quem estava na areia. Eles também interromperam uma roda de altinha, já que os esportes coletivos continuam proibidos nos fins de semana. Mas havia grupos jogando vôlei e futevôlei.

Em Copacabana, carros da Guarda Municipal, com auto-falantes, orientavam a população. Mas também havia gente jogando vôlei sem máscara. Poucos vendedores ambulantes, que já podem voltar a trabalhar na areia, apareceram.

 

Nessa fase, os ambulantes na areia só podem vender produtos industrializados. A venda de bebidas alcoólicas continua proibida e os quiosques não podem entregar comida ou bebida na areia. O aluguel de cadeiras e barracas também continua proibido.

Na sexta-feira (31), o prefeito Marcelo Crivella disse que estuda reservar áreas na areia para banhistas, por aplicativo. A informação foi dada um mês depois de ele afirmar que só liberaria a areia das praias com a chegada da vacina contra a Covid-19. Empresas se ofereceram para financiar o projeto que ainda não tem data para sair do papel.

Nessa quinta fase, também foi ampliado o horário dos shoppings, que voltam a funcionar das 10h às 22h, como era antes da pandemia. Mas a limitação de público ainda é de dois terços da capacidade máxima.

Bares e restaurantes continuam com a ocupação restrita a 50% das mesas, mas agora já podem ficar abertos até a 1h. A música ao vivo continua proibida. E os restaurantes de comida a quilo ainda não estão liberados.

 

A flexibilização também chega a hotéis e hostels, que têm saunas e piscinas liberadas para os hóspedes.

No setor de embelezamento, atividade de massagem e maquiagem também estão liberadas.

Nos pontos turísticos, a capacidade de funcionamento foi ampliada de um terço para 50%, no AquaRio e no Jardim Zoológico.

Outra medida dessa fase é facultativa: as escolas particulares que quiserem reabrir estão liberadas a partir desta segunda-feira (3), para turmas do 4º ao 9º ano, apesar de essa decisão caber ao governo do estado.

A prefeitura ainda não deu uma data para a reabertura das escolas da rede municipal. 

 

Veja as principais regras:  

  • ambulantes podem operar das 7h às 18h nas praias e logradouros, sem aluguel de cadeiras e barracas e sem bebida alcoólica;
  • banho de mar liberado, mas permanência na areia e uso de caixas térmicas proibidos;
  • prática da altinha continua proibida;
  • horário de bares, restaurantes e lanchonetes ampliado das 23h para 1h;
  • Escolas privadas podem reabrir, de forma "voluntária";
  • escolas municipais ainda em "avaliação", mas liberado o retorno dos refeitórios
  • shoppings retornam ao funcionamento no horário normal: das 10h às 22h;
  • lojas de rua podem abrir às 9h aos sábados e domingos, com horário de fechamento liberado. De segunda a sexta, mantida a abertura às 11h, com fechamento livre;
  • feiras de artes e de artesanato reabertas;
  • piscinas de condomínios liberadas, mas não pra hidroginástica (devido à participação de grávidas e idosos, explica a prefeitura);
  • permitido o retorno das atividades de massagem, maquiagem e sauna.

- Por Flávia Jannuzzi e Erick Rianelli, RJ1 - 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados