Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Confira 7 dicas para lidar com o tempo seco

Data: / 114 views
Confira 7 dicas para lidar com o tempo seco

Sem chuva população começa a sofrer as consequência do tempo seco; saiba como evitá-las

De acordo com a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), essa massa de ar seco seguirá atuando na capital durante todo o mês. Nesse período, o tempo será marcado pelo predomínio de sol entre poucas nuvens e nenhuma previsão de chuva. Por isso, a qualidade do ar pode ficar ainda mais prejudicada, provocando sintomas como olhos irritados, boca seca e até dificuldades em respirar. Confira abaixo algumas dicas para amenizar esses sintomas: 

1) Beba muito líquido

Parece um conselho óbvio, mas durante essa época do ano, o corpo perde muito líquido e se manter hidratado é essencial. Para conseguir conservar a reposição de líquido no organismo, vale apelar para água filtrada, de coco e até sucos naturais. Os médicos recomendam beber cerca de 2,5 litros por dia.  

 Beber água é importante para se manter hidratado (Pixabay/Divulgação)
 

2) Cuide da pele

A pele também sente os efeitos do tempo seco, por isso é necessário abusar dos protetores solares e hidratantes corporais, A mesma coisa vale para os lábios. Mantenha os protetores labiais e a manteiga de cacau sempre à mão. Isso vai ajudar a amenizar o sintomas de ressecamento.

3) Mantenha a casa livre de poeiras

É importante manter a casa limpa, arejada e e livre de poeira para evitar os males causados pelo tempo seco, principalmente se os moradores possuírem algum tipo de doença alérgica (que pode ser agravada nessa situação). Para isso, basta passar panos bem molhados no chão e tirar a poeira dos móveis e estofados.

4) Umidifique o ar

Isso pode ser feito tanto com uso de umidificadores elétricos e por meio de toalhas molhadas ou baldes e bacias cheias de água, que devem ser espalhadas pelo ambiente, inclusive na hora de dormir.

5)  Os olhos necessitam de atenção

É muito comum que olhos fiquem irritados. Para evitar esse incômodo, utilize colírios ou soro fisiológico, para manter a lubrificação.

 Os olhos ficam muito irritados durante essa época do ano e exigem cuidados especiais (Will Russell/Getty Images)
 

6) Evite esforços físicos

As atividades físicas, geralmente intensas, levam à perda excessiva de água, o que pode provocar efeitos colaterais indesejados. Por isso, é importante evitá-las durante esse período, seja em ambientes fechados ou ao ar livre. Pelo menos durante os horários mais secos do dia, entre o fim da manhã e o início da tarde. 

7) Prefira alimentos frescos

Alguns alimentos têm a tendência a estragar mais facilmente durante o clima seco. Por isso, prefira artigos frescos ou que possam ser rapidamente consumidos. 

Outras dicas como utilizar o vapor do banho para melhorar a respiração, trocar os cobertores por mantas de algodão e lavar as narinas com soro fisiológico também podem ajudar a manter a qualidade de vida durante o período de baixa umidade do ar.

- VEJA São Paulo - Por Camila Pusiol - 18 jul 2018, 15h34

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados