Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Curso de Arquivologia da Unesp de Marília é o melhor do país

Data: / 66 views
Curso de Arquivologia da Unesp de Marília é o melhor do país

Graduação da FFC recebeu maior avaliação no Guia da Faculdade, publicado pelo Estadão

Alunas de Arquivologia da FFC em apresentação do estágio no arquivo permanente do HCFamema  - Imagem: Luiz Gustavo Leme
 

Publicação do jornal O Estado de S.Paulo, o Estadão, veiculada na última sexta-feira (4/10) e chamada "Guia da Faculdade" atribuiu 5 estrelas para o bacharelado em Arquivologia oferecido pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marília, a maior nota para o curso no país. Entre as Instituições de Ensino Superior da cidade, o curso de Arquivologia foi o único com o maior conceito pela publicação.

A FFC obteve ainda todos os seus cursos com as melhores avaliações pelo Guia, todos com pelo menos 4 estrelas. No geral, a Unesp recebeu conceito 5 estrelas (excelente) a 25 cursos de graduação e 4 estrelas (muito bom) a outros 106 cursos, em suas 34 unidades universitárias distribuídas por 24 cidades paulistas. Em Marília são nove graduações, sendo Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Filosofia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Relações Internacionais e Terapia Ocupacional.

A iniciativa é resultado de uma parceria do Estadão com a empresa Quero Educação que avaliou quase 12 mil (11.921) graduações no Brasil, em oito grandes áreas do conhecimento: Administração, Negócios e Serviços; Artes e Design; Ciências Biológicas e da Terra; Ciências Exatas e Informática; Ciências Sociais e Humanas; Comunicação e Informação; Engenharias; Saúde e Bem-Estar.

A pesquisa ouviu a opinião de mais de 6 mil professores universitários das 60 profissões com mais alunos matriculados em todo território nacional. Docentes de todas as unidades federativas se cadastraram, voluntariamente, para participar da avaliação que analisou o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura das instituições de ensino superior.

A metodologia é conhecida como "avaliação por pares", mas só os cursos presenciais, com titulação em bacharelado e licenciatura e com turmas formadas, foram observados.

Nos últimos dias, a Unesp também ocupou posição de destaque nas divulgações dos resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2018 e do RUF (Ranking Universitário Folha) de 2019.

Veja os cursos "estrelados" da Unesp no guia publicado pelo Estadão.

Curso de Arquivologia

O curso de graduação em Arquivologia da Unesp de Marília, único do estado de São Paulo, é oferecido na modalidade de bacharelado, com 30 vagas em período diurno e 4 anos de duração (2640 horas/176 créditos). É reconhecido pela Portaria  CEE/GP nº 312, de 22/07/2019, publicada no D.O.E. de 23/07/2019.

Desde sua implementação, em 2003, acumulou experiências em relação à teoria arquivística referentes a outras escolas, ampliando o suporte teórico para o ensino e a pesquisa. A tradição ibérica influenciou desde o século XIX a constituição dos Arquivos Públicos Históricos e no desenvolvimento da arquivística no Brasil, principalmente em seu fazer.

Nos anos 1990, a Gestão Documental de concepção canadense, herdeira dos records managements norte-americanos, mostrou-se como concepção teórica influente nos Arquivos Públicos. Tal concepção desenvolveu-se no Brasil de tal forma que na atualidade, no Estado de São Paulo, o governo estadual implanta, com relativo sucesso, um Sistema de Arquivos, orientando todo o processo de gestão de documentos nas prefeituras.

Pensando o documento em todo o seu ciclo de vida e não apenas no momento em que ele torna-se um documento histórico, praticamente desprovido de importância administrativa, a gestão integrada trata de outros aspectos do documento que são pouco contemplados pela tradição ibérica, ou ainda, se o são é em uma perspectiva a privilegiar o histórico. Essa concepção por outro lado proporciona outras possibilidades, principalmente, no âmbito da pesquisa aproximando-se de documentos em plena vigência e trâmite seja em instituições públicas ou privadas, tentando compreender os processos que envolvem toda a gestão da produção documental à sua guarda permanente.

Frente a tais influências o curso de Arquivologia garante sua característica de interface não apenas com outras áreas, mas em si, confrontado diferentes concepções e apresentando uma importante base teórica para que o aluno reflita sobre a realidade que estuda e que posteriormente poderá atuar.

- Em 09/10/2019 por: Assessoria de Comunicação e Imprensa -

 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados