Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Dia 'D' da Campanha de Vacinação contra a Gripe será neste sábado (13)

Data: / 242 views
Dia 'D' da Campanha de Vacinação contra a Gripe será neste sábado (13)

Todas as unidades de saúde estarão abertas das 08h às 17h para imunizar a população dos grupos prioritários

Mobilização em Marília, neste sábado (13), na Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Durante o dia ‘D’ todas as unidades de saúde estarão abertas das 08h às 17h para imunizar a população dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Simultaneamente, também será intensificada a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. A abertura acontece às 08h30, na Unidade Saúde da Família (USF) Aniz Badra, na zona norte da cidade.

São imunizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) os grupos populacionais definidos pelo Ministério da Saúde, abrangendo idosos a partir dos 60 anos, gestantes, crianças menores de cinco anos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas mediante comprovação e puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias). Neste ano, foram incluídos os profissionais de Educação.
 
Mais de 600 profissionais trabalharão para que a população possa ser atendida nas 12 Unidades Básicas de Saúde e nas unidades onde atuam as 37 equipes do programa Estratégia Saúde da Família (USF), incluindo os distritos. Somente os serviços de imunização e exame da cavidade bucal serão realizados.
 
Profissionais de saúde fazem parte dos grupos prioritários 
 
O Dia ‘D’ envolve as equipes de enfermagem, agentes comunitários de saúde, médicos, dentistas, motoristas, auxiliares de saúde bucal, auxiliares de escrita e de serviços gerais, equipe da Vigilância Epidemiológica, Sala de Vacina, apoiadoras da Atenção Básica, entre outros.
 
A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que a imunização é muito importante para que a vulnerabilidade da população (sobretudo os grupos prioritários) seja reduzida. “Observa-se uma redução considerável das complicações e internações, com a adesão à vacina”, destaca.
 
Idosos tem a maior adesão; eles são vacinados desde 1999
 
Marília já imunizou mais de 37% da população-alvo da campanha. Esse percentual é referente a dados que foram totalizados no último dia 04. Nesta quinta-feira (11), novo balanço deverá ser divulgado e a expectativa é de avanço considerável. 
 
“É uma campanha longa. Começou no dia 17 de abril e vai até o dia 26 de maio. Quem não puder ir a uma unidade no Dia ‘D’, ainda terá uma semana. Mas é muito importante que as pessoas do grupo prioritário não deixem de comparecer, de preferência com a carteirinha de vacinação em mãos, até o final desse período”, disse Kátia.
 
Kátia explica, Ministério da Saúde é quem define os grupos prioritários
 
Durante a abordagem para a vacinação, a população (com mais de 40 anos) está sendo convidada a realizar o exame da cavidade bucal, para prevenção ao Câncer Bucal. Em 2016, a campanha examinou 16.729 pessoas. 
 
Foram constatadas lesões bucais em 713 pessoas. Desse total, 44 apresentavam lesões sob suspeita de malignidade. Seis casos positivos de câncer bucal foram constatados e encaminhados para tratamento, inicialmente por meio do CEO (Centro Odontológico de Especialidades).
 
FESTA DA SAÚDE
 
A imunização movimenta as unidades, motiva as equipes e envolve as comunidades é motivo de festa. A solenidade de abertura será realizada às 08h30 na USF Aniz Badra, localizada à rua Urias Avelino de Moraes, s/n. 
 
O evento contará com a presença do Zé e Maria Gotinha, personagens do “Mexa-se Recreação” e Palhaço Catatau, com distribuição de pipoca e refrigerante para os presentes. 
 
Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Arquivo / PMM
- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados