Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

‘É um desafio diário’, diz mãe de duas crianças autistas

Data: / 594 views
‘É um desafio diário’, diz mãe de duas crianças autistas

Mãe de Maurício e Renato lida com diferenças entre os transtornos e diz que não desiste porque busca qualidade de vida para os dois.

“É um desafio diário cuidar deles”, descreve a técnica em enfermagem Adely Martins, de 36 anos. Ela é mãe de três crianças, das quais duas, Maurício e Renato, apresentam diferentes manifestações do autismo, que ainda é mistério para a ciência. Neste domingo, 2 de abril, ações pelo mundo buscam conscientizar as pessoas sobre a realidade desse tipo de transtorno, inclusive no Amapá, onde acontecerá um piquenique.

“O que me motiva a continuar é poder dar algo melhor para eles. Eles são minhas prioridades”, diz Adely, orgulhosa dos progressos dos filhos.

Maurício Martins, de 11 anos, é o filho mais velho de Adely (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Maurício Martins, de 11 anos, é o filho mais velho de Adely (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Maurício é o filho mais velho, de 11 anos, diagnosticado com autismo aos 4 anos. Inteligente, o menino ocupa o tempo estudando e descobrindo coisas novas. No futuro, ele pensa em se tornar um pintor, cartunista ou poder construir trens ou barcos.

“Gosto muito de pesquisar sobre efeitos especiais. Eu gosto dele [Renato], só que as vezes ele quer aprontar muito. Eu gosto muito de estudar, porque é legal. Eu sempre penso, já quis ser pintor, cartunista, fazer efeitos especiais, gosto muito também da ideia de construir trem, barco, qualquer tipo de transporte”, reforça Maurício.

Ele frequenta a escola regular, no 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Nele, o autismo é considerado leve. Maurício tem facilidade em aprender, mas ainda tem algumas limitações, segundo a mãe.

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados