Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Epidemia de dengue em Bauru ultrapassa os 18 mil casos

Data: / 164 views
Epidemia de dengue em Bauru ultrapassa os 18 mil casos

Balanço semanal divulgado nesta terça-feira (21) apresenta 1.148 novos casos da doença, mas prefeitura detecta queda de 66% no número de notificações. Número de mortes se mantém em 17 casos.

Apesar da epidemia, Bauru segue sem nebulização há mais de 20 dias por falta de inseticida — Foto: TV TEM/Reprodução

 

A Secretaria de Saúde de Bauru (SP) divulgou nesta terça-feira (21) a confirmação de 1.150 novos casos de dengue, a maioria deles autóctones (contaminação no próprio município) e apenas dois importados.

Com esses novos casos, Bauru chegou à marca de 18.028 pessoas que contraíram a doença neste ano, o que ratifica a condição de pior epidemia de dengue da história da cidade. Desse total, apenas 32 casos são importados.

O número de mortes manteve-se em 17 casos, o mesmo da semana passada. Outros casos suspeitos ainda aguardam resultados do Instituto Adolfo Lutz.

Segundo a prefeitura, os casos divulgados nesta terça-feira referem-se a pessoas tiveram início de sintomas entre 1º de janeiro e 31 de março, período de mais notificações e maior fase de transmissão da doença.

Ainda segundo dados da Secretaria de Saúde, no mês de abril os números de notificações tiveram uma redução de 66% em relação ao mês de março.

Os dados desta terça-feira ratificam a condição de Bauru como a cidade líder no país em casos de dengue. No estado de São Paulo, a cidade também lidera com folga e concentra sozinha cerca de 11% de todos os casos do estado (Confira abaixo o ranking das dez cidades com mais casos).

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde fechados em 15 de maio, o estado de São Paulo registra cerca de 159 mil casos de dengue, com 83 mortes. As dez cidades que lideram o ranking estadual concentram 48% dos casos de dengue.

 

Epidemias anteriores

 

Na última grande epidemia da cidade, em 2015, foram em todo o ano registrados 8.482 casos de dengue, com seis mortes. Ou seja, com o anúncio atual, Bauru chega em meados de maio a quase o dobro de casos de 2015.

Antes disso, as piores situações tinham sido registradas em 2013, sendo 7.434 casos, com duas mortes. Em 2011, foram 4.384 e seis mortes, e em 2007 2.064 casos.

 

Sem nebulização

 

Apesar da maior epidemia da história, Bauru segue sem os trabalhos de nebulização há mais de 20 dias. O prefeitura precisou suspender o serviço no último dia 30 por falta de inseticida, produto utilizado nos carros do "fumacê" para fazer o combate ao mosquito da dengue.

A Secretaria de Saúde de Bauru já fez o pedido ao Ministério da Saúde, mas informou nesta terça-feira que o inseticida segue em falta.

O inseticida usado no "fumacê" mata o mosquito somente na fase adulta e, por isso, não é suficiente para eliminar totalmente o Aedes aegypti. Ações de limpeza de terrenos e cuidados nos quintais seguem sendo fundamentais.

 

Ranking da dengue em SP 

 

  • > Bauru – 18.028
  • > São José do Rio Preto - 13.677
  • Campinas - 11.946
  • > Araraquara - 9.995
  • > São Paulo - 7.159
  • > São Joaquim da Barra - 4.490
  • > Barretos - 4.295
  • > Andradina - 3.607
  • > Birigui - 3.450
  • > Ribeirão Preto - 3.211

- Por G1 Bauru e Marília - 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados