Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Filmes que marcaram os anos 70 para ver na Netflix, Amazon, NOW, Looke…

Data: / 206 views
Filmes que marcaram os anos 70 para ver na Netflix, Amazon, NOW, Looke…

Uma das atrações é Os Embalos de Sábado à Noite, com John Travolta, um símbolo da era disco

Já fiz um post com doze cults da década de 80 e, desta vez, garimpei nas plataformas digitais doze filmes emblemáticos dos anos 70. Confira abaixo minhas dicas e onde encontrar.

O Poderoso Chefão > Indicado a onze prêmios no Oscar de 1973, a pérola de Francis Coppola arrebatou três estatuetas: melhor filme, roteiro e ator, para Marlon Brando. Ele interpreta Don Vito Corleone, o mafioso italiano que comanda o mundo do crime na Nova York das décadas de 40 e 50. A sequência, de 1974, também está no NOW e no Amazon Prime Video.

Dersu Uzala > Embora tenha sido dirigido pelo japonês Akira Kurosawa, o drama deu o Oscar de melhor filme estrangeiro para a então União Soviética, produtora do longa-metragem. Na trama, o Exército russo envia um soldado para a gélida Sibéria, e lá ele faz amizade com o caçador Dersu Uzala, interpretado por Maksim Munzuk. Belas Artes à la Carte.

Os Embalos de Sábado à Noite > Um dos mais queridos musicais da década de 70, Saturday Night Fever (seu título original) foi lançado em 1978, no auge da era disco, revelou a dança e os passos coreografados de John Travolta e botou a juventude para dançar ao som dos Bee Gees, em hits como Staying Alive, Night Fever e If I Can’t Have You. Netflix.

Um Estranho no Ninho > Em 1976, levou cinco importantes prêmios no Oscar: melhor filme, direção (Milos Forman), roteiro, atriz coadjuvante (Louise Fletcher) e ator, para Jack Nicholson. Ele dá um show como um criminoso que, ao alegar insanidade, é levado para uma instituição psiquiátrica. Lá, arma um “motim” contra a durona enfermeira. Amazon Prime Video.

Feios, Sujos e Malvados > Ettore Scola foi um dos mais respeitados diretores italianos nas décadas de 70 e 80. Nessa corrosiva comédia, o realizador traz à tona as mazelas de uma família que mora numa favela nos arredores de Roma. Embora já divida o teto com os dez filhos, a mulher e os parentes, o protagonista (Nino Manfredi) agrega a amante ao grupo. Looke.

O Inquilino > Num esplêndido exercício hitchcockiano, Roman Polanski rodou em Paris um suspense perturbador. O cineasta interpreta o protagonista, um imigrante polonês que aluga um apartamento e descobre que a antiga inquilina tentou o suicídio se jogando da janela. A partir daí, ele entra numa espiral de paranoias e pesadelos. Amazon Prime Video.

Violência e Paixão > Luchino Visconti (1906–1976), autor de tantas obras-primas, resumiu a melancolia e a solidão da velhice neste retrato de um professor aposentado (Burt Lancaster), que tem sua vida modificada quando uma família se muda para um apartamento num andar acima do seu. A invasão em seu cotidiano trará consequências. Amazon Prime Video.

A Vida de Brian > Muitos humoristas foram revelados nos anos 70, mas as comédias do grupo inglês Monty Python atravessaram décadas com suas piadas inteligentes, sarcásticas e provocadoras. Um exemplo está na trajetória de Brian, que nasceu no mesmo dia e local que Jesus e, por isso, passa sua vida sendo confundido com o Messias. Netflix.

Tubarão > Quando foi lançado nos cinemas, em 1975, algumas pessoas chegaram a sair da sala por causa da tensão da trama, adaptada para as telas pelo autor do livro, Peter Benchley. Steven Spielberg acertou na construção do clima de mistério que envolve a caçada a um tubarão branco que anda apavorando turistas. Amazon Prime Video Looke.

Tommy > O auge da psicodelia se deu neste esfuziante musical estrelado por Roger Daltrey, vocalista da banda britânica The Who, com participações de Elton John, Tina Turner e Eric Clapton. Tommy é o garoto que, após passar por um trauma, fica cego, surdo e mudo. Mas encontra uma rara habilidade como jogador de fliperama. NOW.

Rocky Horror Picture Show > Um daqueles casos em que um musical se torna tão cult que os espectadores sabem de cor os diálogos. Foi o que ocorreu com essa comédia de terror sobre um casal que, após um transtorno, vai parar na mansão do Dr. Frank-N-Furter (Tim Curry), um tipo andrógino que abriga gente bizarra. Google Play.

Papillon > Embora tenha tido uma versão em 2017 com Charlie Hunnam e Rami Malek, a adaptação do livro de Henri Charrière, de 1973, é a definitiva. Dustin Hoffman e Steve McQueen estão impecáveis como os prisioneiros na Ilha do Diabo que tentam, de várias formas, fugir de lá. O roteiro é assinado pelo mestre Dalton Trumbo, o que já garante a qualidade. NOW.

- VEJA SÃO PAULO - Por Miguel Barbieri - 3 abr 2020, 11h11

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados