Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

'Geladeira Solidária' de Assis faz um ano: 'Deu mais certo do que imaginava', diz autora

Data: / 97 views
'Geladeira Solidária' de Assis faz um ano: 'Deu mais certo do que imaginava', diz autora

Autora da ideia de colocar o eletrodoméstico na calçada com comida celebra sucesso e destaca que nunca foi vítima de vandalismo.

A comerciante Lucineia Furlan celebra no mês de janeiro um ano da estreia do seu projeto de colocar uma geladeira na calçada de uma rua de Assis (SP) para ajudar pessoas carentes.

A iniciativa, que ganhou o nome de “Geladeira Solidária”, ajuda de forma regular sete famílias, cerca de 25 pessoas carentes da cidade. O projeto, que consiste em disponibilizar um local onde as pessoas possam doar alimentos e outras pegarem o que precisam, também não sofreu qualquer ataque ou ato de vandalismo.

 

“Deu mais certo do que eu imaginava no início. Não pensava que a população viria tanto até a geladeira para doar alimentos quanto para buscar o que comer. É gratificante ver que as pessoas respeitam a ideia e só tenho a agradecer”, diz a comerciante.

 

Além das sete famílias que são atendidas com cestas básicas montadas com a doação de alimentos não-perecíveis, o projeto também atende com “comida pronta” pessoas que passam pelo local, especialmente as que transitam pela região da rodoviária da cidade.

 
Lucineia Furlan, que mantém o projeto na cidade, acredita que novos pontos poderiam surgir para atender mais pessoas (Foto: Arquivo Pessoal)Lucineia Furlan, que mantém o projeto na cidade, acredita que novos pontos poderiam surgir para atender mais pessoas (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Passo adiante

Lucineia explica que há muita doação de alimentos prontos, já cozidos, como sobras de refeições, que viram “quentinhas” e são consumidos por moradores de rua que circulam na região e já conhecem o projeto.

Após o primeiro ano de sucesso do projeto, a comerciante acredita que a ideia poderia dar um passo adiante e ganhar novos pontos na cidade.

 

“Poderia ter mais geladeiras, alguém que doasse o eletrodoméstico e mantivesse o projeto funcionando”, explica Lucineia, que recebe ajuda de seus dois filhos no trabalho de abastecer a geladeira todos os dias e fazer a triagem dos alimentos doados.

 

A Geladeira Solidária de Assis está localizada na Rua Ademar de Barros, 139, na Vila Glória, e fica disponível todos os dias, das 8h às 20h.

- Por Sérgio Pais, G1 Bauru e Marília - 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados