Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Grávida é picada por escorpião pela segunda vez em três dias

Data: / 335 views
Grávida é picada por escorpião pela segunda vez em três dias

Mulher que vive na zona rural de Cabrália Paulista está no quinto mês de gestação e foi atendida com dores no abdômen e enjoos. Suspeita é que a ‘dose dupla’ potencializou sintomas

Uma grávida de cinco meses foi atendida no Pronto-Socorro Central (PSC) de Bauru, (SP) nesta quinta-feira (6), após ser picada por escorpião. A mulher relatou para a equipe médica que esta foi a segunda vez em três dias.

Leda Cristina de Souza foi picada por volta das 5h desta quinta na zona rural de Cabrália Paulista, onde mora com a família, mas procurou atendimento médico só por volta do meio-dia.

A mulher chegou ao PSC em uma ambulância apresentando dores no abdômen e enjôos. Ela tomou o soro antiescorpiônico e permaneceu internada em observação.

Em nota, o Pronto-Socorro explicou que o soro só deve ser aplicado em casos graves, mas que o da gestante era considerado um “acidente moderado”. Mesmo assim, explica a nota, “por se tratar de uma gestante, foi decidido fazer o soro”.

 
Para Rafael Arruda, diretor do Departamento de Urgência da Secretaria de Saúde, as picadas em sequência podem ter potencializado os sintomas — Foto: TV TEM/ReproduçãoPara Rafael Arruda, diretor do Departamento de Urgência da Secretaria de Saúde, as picadas em sequência podem ter potencializado os sintomas — Foto: TV TEM/Reprodução
 

Segundo a prefeitura, a gestante só contou durante o atendimento para a equipe médica que já havia sido picada dois dias antes e que, na ocasião, não havia procurado atendimento médico. A suspeita é que a “dose dupla” do veneno tenha agravado os sintomas.

 

"Essa picada de escorpião de dois dias atrás pode ter feito que a condição de acidente moderado que ela apresentaria, por ser um adulto, se tornasse mais preocupante", explicou Rafael Arruda, diretor do Departamento de Urgência da Secretaria de Saúde de Bauru.

Mais um caso

A prefeitura de Bauru informou que na manhã desta quinta-feira um menino de 11 anos também foi picado por um escorpião, em Avaí.

Ele foi levado para Bauru e atendido na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Bela Vista, mas o caso foi considerado leve. A criança não precisou tomar o soro e ficou apenas em observação.

- Por G1 Bauru e Marília -  

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados