Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

HC realiza nova cirurgia em uma das gêmeas separadas

Data: / 154 views
HC realiza nova cirurgia em uma das gêmeas separadas

Maria Ysabelle, de 2 anos, receberá um enxerto na parte posterior da cabeça. Ela e a irmã, Maria Ysadora, seguem internadas e, segundo os médicos, apresentam recuperação surpreendente.

As gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora nasceram unidas pela cabeça e foram separadas em 27 de outubro em Ribeirão Preto — Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

 

A menina Maria Ysabelle Freitas, de 2 anos, passa por nova cirurgia nesta quinta-feira (22) no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto (SP), a primeira após ser separada da irmã gêmea, Maria Ysadora. As meninas cearenses nasceram unidas pela cabeça e Maria Ysabelle receberá um enxerto.

Elas continuam internadas no HC e, segundo os especialistas, apresentam recuperação e evolução surpreendentes.

Cinco cirurgiões plásticos que acompanham as meninas desde o planejamento inicial para a separação participam do procedimento. A cirurgia está marcada para começar às 8h e deve durar aproximadamente duas horas.

As meninas foram separadas definitivamente em 27 de outubro, durante o quinto e mais longo procedimento ao longo do ano – a operação durou 20 horas. A cirurgia para o enxerto já estava prevista, uma vez que parte da nuca de Maria Ysabelle ficou sem pele. Segundo os médicos, a abertura ficou coberta provisoriamente por uma membrana composta por colágeno, além do curativo.

 
Última cirurgia de separação das siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora em Ribeirão Preto (SP) — Foto: HC-FMRP/DivulgaçãoÚltima cirurgia de separação das siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora em Ribeirão Preto (SP) — Foto: HC-FMRP/Divulgação
 

De acordo com o cirurgião plástico Pedro Coltro, que integra a equipe, a pele que será usada na menina será retirada de uma das pernas dela.

“A retirada de pele é bem superficial, bem fina. Existe a possibilidade de a própria pele se refazer, é como se fosse uma regeneração. Ao longo de dez a 14 dias após a cirurgia, essa pele da coxa estará completamente coberta.”

Desde a primeira cirurgia, uma das principais preocupações da equipe esteve ligada à cobertura do couro cabeludo no momento em que as meninas fossem separadas.

“Tanto a calota craniana, que é o osso, como a pele precisariam fechar a cabeça das crianças. Com a Maria Ysadora nós conseguimos pele suficiente para cobrir toda a cabeça no momento da separação. Já a Maria Ysabelle ficou faltando um pouquinho da pele posterior da cabeça e é nessa região que vai ser feito o enxerto.”

 

Cinco fases

Comandado pelo professor chefe do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica, Hélio Machado, o procedimento de separação das gêmeas foi dividido em cinco etapas para que pudesse ser concretizado. A primeira operação ocorreu em 17 de fevereiro e durou cerca de sete horas. A segunda cirurgia, em 19 de maio, teve duração de oito horas.

A terceira cirurgia ocorreu em 3 de agosto e se estendeu por oito horas. A quarta cirurgia aconteceu em 24 de agosto, quando os médicos implantaram expansores subcutâneos para dar elasticidade à pele.

A última cirurgia, inédita no Brasil, envolveu uma equipe multidisciplinar com 30 profissionais, incluindo quatro norte-americanos, entre eles o cirurgião James Goodrich, referência mundial no assunto e que acompanhou todas as etapas de separação das gêmeas.

A família, que é de Patacas, distrito de Aquiraz (CE), está morando temporariamente no campus da USP. A expectativa dos pais é que as meninas tenham alta até dezembro para que elas possam viajar e passar o natal com a família no Ceará.

 
Gêmeas siamesas unidas pela cabeça aguardam separação em Ribeirão Preto, SP — Foto: Foto: Arquivo pessoalGêmeas siamesas unidas pela cabeça aguardam separação em Ribeirão Preto, SP — Foto: Foto: Arquivo pessoal
 
- Por G1 Ribeirão Preto e Franca -  
 
- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados