Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Idosa faz 105 anos e ganha festa em centro de fisioterapia

Data: / 134 views
Idosa faz 105 anos e ganha festa em centro de fisioterapia

Dona Adélia começou a frequentar a clínica em Bauru (SP) para melhorar a qualidade de vida e fazer novos amigos aos 98 anos.

Dona Adélia completou 105 anos na última quinta-feira (19) e, para celebrar a data, os funcionários e pacientes de um centro de fisioterapia em Bauru (SP) transformaram a clínica em um buffet.

A idosa nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, mas já morou em muitas cidades em vários estados do Brasil. Há sete anos, sem marido ou filhos, ela se mudou para Bauru para morar com uma sobrinha.

 
Idosa de 105 anos ganha festa em centro de fisioterapia em Bauru

Idosa de 105 anos ganha festa em centro de fisioterapia em Bauru

 

“Eu cuido dela desde 2007 porque ela morava com uma irmã mais nova que ela e a irmã faleceu. Ela ficou sozinha em Campinas, aí eu me mudei para lá, fiquei com ela cinco anos, mas como eu tenho os filhos aqui, os netos, e lá a gente não tinha mais ninguém, eu falei ‘eu vou pra Bauru, vai comigo?’”, relata a sobrinha Diná Botura.

 
Há sete anos, Adélia mudou-se para Bauru para morar com uma sobrinha — Foto: Reprodução/TV TEM

Há sete anos, Adélia mudou-se para Bauru para morar com uma sobrinha — Foto: Reprodução/TV TEM

 

Então, na intenção de fazer amigos e melhorar a qualidade de vida na nova cidade, Adélia Paravicini decidiu começar a fazer fisioterapia, aos 98 anos. Na clínica, ela encontrou, além dos cuidados com a saúde, pessoas para compartilhar as memórias e experiências dos seus 105 anos.

 

“Uma das coisas que a levou a buscar a fisioterapia é que, pelo fato de ela estar chegando em uma cidade, ela tinha necessidade de fazer novos amigos. Então, além do fato da reabilitação motora em si, ela também estava querendo uma vida social”, explica a fisioterapeuta Valéria Queiroz.

 

 
A senhora conquistou muitos amigos nos anos em que viveu em Bauru — Foto: Reprodução/TV TEM

A senhora conquistou muitos amigos nos anos em que vive em Bauru — Foto: Reprodução/TV TEM

 

Desde os 100 anos da Adélia, os funcionários e pacientes da clínica organizam festas para celebrar o aniversário da idosa. Neste ano, a comemoração foi especial, pois ela pediu à fisioterapeuta que o evento fosse realizado em um buffet.

Para atender ao pedido da idosa, mas fazer a comemoração com mais conforto, os amigos se comprometeram a transformar o centro de fisioterapia em um salão de festas. Os atendimentos do período da tarde foram suspensos, e o espaço reuniu pessoas de todas as idades para animar o dia da Adélia.

 
A festa na clínica de Bauru contou com doces, frutas e salgadinhos para alimentar os convidados — Foto: Reprodução/TV TEM

A festa na clínica de Bauru contou com doces, frutas e salgadinhos para alimentar os convidados — Foto: Reprodução/TV TEM

 
Dona Adélia fez questão de que a festa de aniversário tivesse espumante para os convidados  — Foto: Júlia Nunes/G1

Dona Adélia fez questão de que a festa de aniversário tivesse espumante para os convidados — Foto: Júlia Nunes/G1

 

A festa teve direito a doces, salgadinhos, salada de frutas, bolo, espumante e até música ao vivo. A trilha sonora contou com músicas do Roberto Carlos e outros clássicos da música popular brasileira, preparada especialmente para a senhora por um paciente da clínica.

Todo o carinho dos funcionários do centro, que já se tornaram uma família para Adélia, fez com que ela decidisse se mudar para uma casa na mesma rua da clínica. Há dois anos, ela quis sair da casa da sobrinha porque desejava ter mais controle sobre as suas coisas.

 
A senhora é assistida por três cuidadoras e uma enfermeira na casa em que mora sozinha em Bauru — Foto: Reprodução/TV TEM

A senhora é assistida por três cuidadoras e uma enfermeira na casa em que mora sozinha em Bauru — Foto: Reprodução/TV TEM

 

Agora, a dona Adélia é assistida por três cuidadoras e uma enfermeira, que a ajudam a realizar as atividades do dia a dia. A enfermeira Cláudia Marquetti Cossi afirma que é um prazer trabalhar com a senhora e que aprende com ela todos os dias.

 

“Ela tem uma vida extremamente rica por todas as pessoas que ela conhece, os lugares que ela frequenta, por todo esse convívio, isso faz toda a diferença na vida da dona Adélia. Ela dá um ótimo exemplo como mulher, como pessoa e a gente aprende muito com ela. É um prazer trabalhar com ela”, declara a enfermeira.

 

 
Todos os amigos da dona Adélia ficam encantados com a lucidez da senhora de 105 anos  — Foto: Júlia Nunes/G1

Todos os amigos da dona Adélia ficam encantados com a lucidez da senhora de 105 anos — Foto: Júlia Nunes/G1

Além da Cláudia, os amigos da idosa também se impressionam com a memória e a lucidez dela, mesmo com uma idade tão avançada. Segundo a enfermeira, ela conversa sobre tudo e, nos dias em que está mais disposta, conta sobre as histórias que viveu na juventude.

Quando questionada sobre o segredo para viver tantos anos, dona Adélia não revelou o mistério e respondeu somente "é a cabeça", enquanto olhava, admirada, para a decoração e a quantidade de amigos presentes em seu aniversário.

“Para nós, foi uma surpresa, foi um grande aprendizado e que confirma o conceito da Organização Mundial da Saúde que saúde é estado de bem estar físico, espiritual, mental e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”, completa a fisioterapeuta Valéria.

 
Bolo da senhora teve com três velinhas  — Foto: Reprodução/TV TEM

Bolo da senhora teve com três velinhas — Foto: Reprodução/TV TEM

- Por Júlia Nunes*, G1 Bauru e Marília -  Colaborou sob a supervisão de Mariana Bonora.

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados