Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Infestação de escorpiões suspende aulas por tempo indeterminado em creche

Data: / 165 views
Infestação de escorpiões suspende aulas por tempo indeterminado em creche

Problema afeta 127 crianças de até três anos. Casos mais urgentes serão atendidos em outra unidade de ensino.

A Prefeitura de Ouro Verdedeterminou nesta quinta-feira (22) a suspensão por tempo indeterminado das atividades na creche Escola Municipal Carrossel. A paralisação das atividades foi decidida por causa de uma infestação de escorpiões, que coloca em risco as 127 crianças que estudam na unidade.

Nesta sexta-feira (23), o secretário municipal de Educação, Rodrigo Barbosa da Cruz, disse que os casos mais urgentes – quando pais não têm condições de deixar seus filhos com alguém – serão atendidos no prédio do Clube da Criança, que atende crianças de quatro a dez anos.

“Uma sala será disponibilizada para atender quem precisar”, afirmou Cruz.

 
Varredura feita nas imediações da creche encontrou vários escorpiões — Foto: Geni Pereira Lobo Pesin/CedidaVarredura feita nas imediações da creche encontrou vários escorpiões — Foto: Geni Pereira Lobo Pesin/Cedida
 

A creche-escola atende crianças de até três anos de idade e teria aulas até o início de dezembro, mas, por conta do problema com escorpiões, o município decidiu suspender as aulas e tomar as providências para acabar com a infestação.

Na manhã desta sexta-feira (23), máquinas da Prefeitura realizaram a limpeza de áreas vizinhas à unidade. Pés de eucaliptos foram cortados com autorização do proprietário da área, que foi notificado pela Prefeitura e permitiu a erradicação das árvores.

Segundo nota enviada pela Prefeitura de Ouro Verde, o prefeito Nilson da Silva (PTB) considera que “a reincidência da aparição de escorpiões, em quantidades consideráveis nos arredores e no prédio da creche, põe em risco a saúde das crianças”.

 
Escorpiões estão em potes de vidro na Secretaria Municipal de Saúde — Foto: Geni Pereira Lobo Pesin/CedidaEscorpiões estão em potes de vidro na Secretaria Municipal de Saúde — Foto: Geni Pereira Lobo Pesin/Cedida
 

Ainda de acordo com o secretário, as medidas tomadas pelo município de limpar terrenos próximos à creche têm objetivo de “desviar” os bichos, fazendo com que eles não "cheguem" até a unidade.

Cruz afirmou ainda que a Prefeitura vai realizar novas dedetizações na creche, além das que já estão previstas regularmente, com o intuito de evitar que os animais apareçam e causem algum risco às crianças que estudam no local.

Ele disse que a creche só voltará a funcionar quando o problema estiver “100% resolvido”.

 
Máquinas limpam terrenos perto de creche, que teve aulas suspensas — Foto: Mariane Santos/TV FronteiraMáquinas limpam terrenos perto de creche, que teve aulas suspensas — Foto: Mariane Santos/TV Fronteira

 

Limpeza

A secretária municipal de Saúde de Ouro Verde, Geni Pereira Lobo Pesin, disse que não houve casos de picada de escorpião na cidade neste ano e que as providências tomadas no entorno da creche são importantes para evitar que isso aconteça.

Ela citou ainda que é importante os moradores da cidade efetuarem a limpeza de quintais e terrenos, evitando a proliferação não só de escorpiões, mas de outros bichos e insetos, transmissores de outras doenças.

“É um problema que afeta todo o Estado de São Paulo. As pessoas devem eliminar os ambientes propícios para a procriação do bicho. Devem tirar telhas, tijolos e folhas”, disse Geni.

 
Creche está com aulas suspensas por tempo indeterminado, em Ouro Verde — Foto: Mariane Santos/TV FronteiraCreche está com aulas suspensas por tempo indeterminado, em Ouro Verde — Foto: Mariane Santos/TV Fronteira

 

'Emergência Sanitária'

No mesmo documento publicado nesta quinta-feira (22), que suspende as aulas na creche, a Prefeitura também decretou “Situação de Emergência Sanitária Pública no Município de Ouro Verde”.

O decreto estabelece, entre outras medidas, que o município fica autorizado a efetuar todas as mobilizações necessárias para resolver o problema, inclusive contratando pessoas em caráter de emergência para integrarem um plano emergencial de combate aos escorpiões.

Também prevê a aquisição de materiais, equipamentos de proteção individual, locação de maquinários e de produtos inseticidas, de forma emergencial.

 
Escorpiões foram capturados nesta quinta-feira (22) — Foto: Geni Pereira Lobo Pesin/CedidaEscorpiões foram capturados nesta quinta-feira (22) — Foto: Geni Pereira Lobo Pesin/Cedida
 

O decreto é um meio legal que a Prefeitura tem para tomar providências sem levar em consideração os trâmites burocráticos que norteiam a relação do poder público com empresas e pessoas. Neste caso, por exemplo, o município pode adquirir produtos e contratar gente sem realizar concursos ou processos licitatórios.

O decreto estabelece ainda que a Vigilância Epidemiológica Municipal efetue notificações aos cidadãos que não colaborarem com as medidas adotadas para prevenção da proliferação dos bichos. A Prefeitura pode, inclusive, aplicar multas de acordo com as leis vigentes que tratam do tema.

O município fica autorizado também a fazer visitas “casa a casa”, num raio mínimo de 200 metros da creche.

A Prefeitura, com a assinatura do decreto, também determinou ao setor de limpeza pública que promova “frentes de limpeza” e intensifique as atividades necessárias para eliminar lixos e entulhos que servem de criadouros para escorpiões e outros insetos.

 
Vários escorpiões foram encontrados nas imediações da creche — Foto: Geni Pereira Lobo Pesin/CedidaVários escorpiões foram encontrados nas imediações da creche — Foto: Geni Pereira Lobo Pesin/Cedida

 

20 capturados

A secretária municipal de Saúde informou ainda que uma varredura feita nas imediações encontrou 20 escorpiões nesta quinta-feira (22). Um deles foi encontrado dentro do banheiro da unidade.

Os bichos estão no prédio da secretaria, presos em potes de vidros.

 
Maquinário limpa área próxima à creche, em Ouro Verde  — Foto: Mariane Santos/TV FronteiraMaquinário limpa área próxima à creche, em Ouro Verde — Foto: Mariane Santos/TV Fronteira
 
- Por João Alberto Pedrini, G1 Presidente Prudente e TV Fronteira - 
 
- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados