Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Infestação do mosquito da dengue deixa região em estado de alerta

Data: / 88 views
Infestação do mosquito da dengue deixa região em estado de alerta

Levantamento mostra que em 19 cidades da região a quantidade de criadouros por residência supera o limite considerado satisfatório para controle da doença. Estado promove mutirão de combate ao Aedes na próxima semana.

Pesquisa mostrou que a maior presença de larvas foi constatada nos recipientes móveis, como vasos de plantas — Foto: Reprodução/TV TEM

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde mostrou que 19 cidades das regiões de Bauru e Marília (SP) apresentaram um índice que as coloca em “estado de alerta” com relação ao controle da dengue.

O balanço, feito através do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), aponta que em cada residência da região de Bauru existem, em média, ao menos 2,5 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. Já nas cidades da região de Marília, esse índice chega a 3,7.

A classificação de um local é calculada pelo número de recipientes com presença de larvas do Aedes em 100 imóveis pesquisados. É considerado “satisfatório” o índice até 1. Indicadores entre 1 e 3,9 apontam “estado de alerta”. Acima de 3,9, a classificação é de “estado de risco”.

A pesquisa mostrou também que a maior presença de larvas foi constatada nos chamados recipientes móveis, como vasos de plantas, garrafas pet e potes plásticos. Na região de Bauru, esse índice chegou a 1,4 criadouros por casa vistoriada; na região de Marília, foi de 1,9.

 
Mutirão vai promover de 2 a 7 de dezembro ações de combate ao mosquito Aedes aegypti — Foto: Reprodução/TV Globo

Mutirão vai promover de 2 a 7 de dezembro ações de combate ao mosquito Aedes aegypti — Foto: Reprodução/TV Globo

 

A pesquisa foi divulgada às vésperas da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, que acontece entre os dias 2 e 7 de dezembro.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o objetivo desse “mutirão” é envolver moradores, prefeituras e organizações públicas no combate à proliferação do mosquito.

As cidades em estado de alerta na região são: Agudos, Bariri, Bauru, Bofete, Cabrália Paulista, Conchas, Dois Córregos, Itaju, Lins, Maracaí, Marília, Oriente, Ourinhos, Promissão, Quintana, Ribeirão do Sul, São Manuel, Tupã e Vera Cruz.

 

A dengue em números

 

Neste ano, até o dia 11 de novembro, foram notificados 390.654 casos de dengue no estado de São Paulo, com 256 mortes.

Dez cidades concentram 43,2% dos casos, sendo que Bauru ocupa a terceira posição com 26.088 casos, atrás de São José do Rio Preto (32.822) e Campinas (26.246). Marília registrou 2.995 casos.

Em Bauru, 39 pessoas morreram em decorrência da dengue; em Marília, foram três mortes.

- Por G1 Bauru e Marília -  

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados