Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

LANÇAMENTO DO “MAIO AMARELO” 2018: "NÓS SOMOS O TRÂNSITO"

Data: / 60 views
LANÇAMENTO DO “MAIO AMARELO” 2018:

A campanha de conscientização de trânsito Maio Amarelo começou nesta quarta-feira (2/5). Com o tema "Nós Somos o Trânsito", EMDURB Marília e apoiadores pretendem propagar mais informações sobre a proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) com a decretação da Década da Ação para Segurança no Trânsito.

A campanha será desenvolvida com o apoio da Prefeitura, Detran, Sincor, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Famema e Sest Senat. O lançamento da campanha contou com a presença dos vereadores José Carlos Albuquerque, Evandro Galetti e Mauricio Roberto; Paula Sales Rodrigues e Elaine Camilo Fregolente (Famema); Cabo Salviano do Corpo de Bombeiros; TG com atiradores Peinado, Oliveira, Cavalcante e Cavalhieri representando o Sub Ten. Augusto; Agentes de Trânsito.

LANÇAMENTO DO “MAIO AMARELO” 2018: "NÓS SOMOS O TRÂNSITO"

Os funcionários da EMDURB e os diretores Dr. Fogaça e Junior Moraes recepcionaram os visitantes, mostrando parte do material promocional que será utilizado durante a campanha. Na ocasião o Diretor-Presidente agradeceu o empenho e apoio de todos, ressaltando a importância do Movimento. Os vereadores elogiaram a atuação de toda a equipe, voluntários e apoiadores, destacando que a questão trânsito é uma grande preocupação, devendo mesmo envolver toda a comunidade.

LANÇAMENTO DO “MAIO AMARELO” 2018: "NÓS SOMOS O TRÂNSITO"

O QUE É

O Maio Amarelo faz parte da agenda proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, mês de referência mundial para as ações em trânsito, com a decretação da Década da Ação para Segurança no Trânsito. O objetivo é integrar o poder público e a sociedade civil, levando à conscientização sobre segurança viária, mobilizando agentes envolvidos na fiscalização, condutores e pedestres, para promover discussões acerca das vias e estradas brasileiras.

Com 234 mortes a cada 100 mil veículos, o Brasil é o quinto país mais violento no trânsito, de acordo com a ONU. A região fica atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Em relação a motocicletas, a organização aponta que o Brasil é o segundo país com mais mortes, com cerca de sete casos de óbito para cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para o Paraguai, que tem 7,5 mortes para cada 100 mil habitantes.

O MOVIMENTO EM 2018

Com o tema “Nós somos o trânsito” o Movimento chega à sua 5ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. O tema foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e foi apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Assim como em 2017, o tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO e idealizador do Movimento Maio Amarelo, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, ressalta.

AÇÕES

Na quarta feira foi realizada Ação de Conscientização na Praça Athos Fragata e na sexta-feira (4) ação aconteceu na Avenida Santo Antônio com Avenida Dr. Joaquim de Abreu Sampaio Vidal (foto). Palestras em empresas e escolas, passeata, carreata e varias Ações Educativas e de Conscientização estão programadas para o corrente mês.

LANÇAMENTO DO “MAIO AMARELO” 2018: "NÓS SOMOS O TRÂNSITO"

EMDURB Marília - 04/05/2018 - 15h

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados