Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

‘Les Misérables’ volta ao Teatro Renault com versão repaginada

Data: / 224 views
‘Les Misérables’ volta ao Teatro Renault com versão repaginada

Dia 10 de março o retorno do espetáculo que profissionalizou os musicais e revelou uma geração de artistas

Em abril de 2001, a estreia do musical Les Misérables detonou a febre de um gênero que se tornou referência dos palcos brasileiros. Para se ter uma ideia, mais seis espetáculos do tipo podem ser vistos atualmente na cidade e outros dois se juntam a essa lista em abril.

Nos onze meses em que ficou em cartaz no Teatro Abril (o atual Renault), a adaptação de Claude-Michel Schönberg e Alain Boublil do romance de Victor Hugo emocionou cerca de 350 000 pessoas e revelou artistas como Alessandra Maestrini, Marcos Tumura e Jarbas Homem de Mello.

Uma nova versão do clássico, montado em 44 países, estreou em Londres em 2010 para celebrar o 25º aniversário da produção na capital inglesa e chega ao Renault na sexta (10). A temporada vai até 30 de julho, com ingressos entre 50 e 330 reais.

Dirigida pelo inglês Adrian Sarple, a nova encenação, mais enxuta, totaliza 160 minutos, quarenta a menos que a anterior, para apresentar o enredo ambientado na França do início do século XIX. Jean Valjean (representado pelo ator e cantor espanhol Daniel Diges, que protagonizou a montagem em seu país) sofre para se reintegrar à sociedade depois de ter sido preso e ter cumprido pena por roubar um pão.

Seu grande rival é o oficial Javert (papel de Nando Pradho), que ameaça a redenção do mocinho. A montagem de 2017 também impôs um ritmo mais ágil à narrativa clássica do original e tem um maior número de efeitos visuais para valorizar os conflitos políticos e sociais da trama.

Essa história é contada no palco por 42 atores. Além dos protagonistas, figuram no elenco Kacau Gomes, Clara Verdier, Filipe Bragança, Andrezza Massei e Laura Lobo.

Números de um clássico

57 artistas no palco, entre atores e músicos
392 trajes completos no figurino
31 perucas
350 000 pessoas assistiram à montagem em 2001

(VEJA São Paulo)

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados