Menino de 12 anos com doença degenerativa realiza o sonho de ir ao cinema pela 1ª vez

Criança sofre de Atrofia Muscular Espinhal (AME) e mora em Cuiabá. Empresa de home care organizou ida e acompanhamento para realizar o sonho do garoto
Um menino de 12 anos, que sofre de uma doença degenerativa, realizou o sonho de ir pela primeira vez a um cinema na quarta-feira (14), em Cuiabá. Gilmar Moreira Júnior tem Atrofia Muscular Espinhal (AME) e estava há três anos sem sair de casa por conta da doença. A empresa de home care organizou o transporte e acompanhamento do menino até o cinema.
A criança é filha da servidora pública Kenia Márcia Oliveira Silva, de 33 anos. A família morava na cidade de Planalto da Serra, a 254 km de Cuiabá, e há três anos se mudou para a capital onde Gilmar recebe tratamento por um sistema de home care.
“Para nós é felicidade total. Nem dormimos direito durante a noite esperando esse momento”, afirmou a mãe do menino.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/q/z/gsg2RHQBON5RlqkE5SrA/screen-shot-2017-06-16-at-5.44.41-am.png)
Gilmar recebe visitas, duas vezes por dia, da fisioterapeuta. As enfermeiras também ficam com ele por 12 horas. O médico vai até o menino uma vez na semana.
Segundo o médico Heleno Strobel Rosa, a classificação da doença de Gilmar é do tipo 2. Por isso, o menino precisa de equipamentos para respirar.
“É uma doença genética e neurodegenerativa que causa atrofia muscular, essa incapacidade involuntária de movimento dos músculos que atinge também a parte respiratória. Envolveu os músculos respiratórios, por isso ele precisa da respiração mecânica”, contou.
O quarto do menino é adaptado com home care para manter Gilmar vivo.
“Ele teve uma complicação grave e chegou a ficar três meses na UTI com pneumonia em estado bem grave. Fizemos o tratamento e logo viemos para casa. Ele é uma criança feliz e alegre, sempre sorrindo”, afirmou a mãe do menino, Kenia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/u/J/gZXlMwQ2eB2Ln17fgXPQ/screen-shot-2017-06-16-at-5.43.31-am.png)
Os profissionais se organizaram para o transporte da criança com todos os equipamentos necessários. Em uma maca, Gilmar conseguiu assistir a um filme no cinema pela primeira vez.
Para realizar o sonho, o menino passou por uma preparação psicológica e física por um período de três meses. De acordo com a equipe médica, a preparação foi necessária para evitar que o menino ficasse ansioso com a ida ao cinema.