Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Moradores encontram patos mortos em lagoa tomada por algas em Marília

Data: / 146 views
Moradores encontram patos mortos em lagoa tomada por algas em Marília

Fotos feitas pelos moradores mostram lagoa esverdeada. Segundo ambientalistas, plantas não afetam a saúde dos animais; uma das suspeitas é de envenenamento, já que a lagoa recebe água da chuva e pode ter levado agrotóxico de plantações da região.

Flagrantes feitos pelos moradores mostram os patos em meio ao lago verde em Marília — Foto: Arquivo pessoal

Pelo menos dez patos foram encontrados mortos pelos moradores que vivem perto da lagoa no Jardim Aquarius, na zona norte de Marília (SP). Eles chegaram a resgatar os animais nesta segunda-feira (29), mas as aves não sobreviveram.

Em fotos feitas pelos moradores, é possível ver a lagoa esverdeada, praticamente tomada por algas, o que chama bastante a atenção.

Em um flagrante feito pela equipe de reportagem da TV TEM nesta terça-feira (30) é possível ver uma família de patos tentando atravessar a lagoa. A impressão é que eles estão em um gramado, mas é água encoberta de plantas.

Morte repentina de patos em lagoa de Marília assusta moradoresMorte repentina de patos em lagoa de Marília assusta moradores

De acordo com ambientalistas, os fito plânctons, que deixam a água esverdeada, não são nocivos aos patos.

Porém, essa alga aparece em lagoas contaminadas e tiram a oxigenação da água, o que provoca a morte de peixes, mas não de aves. Neste mês, Marília registrou 300 milímetros de chuva.

 
Família de patos tenta atravessar a lagoa tomada de plantas em Marília  — Foto: TV TEM / Reprodução Família de patos tenta atravessar a lagoa tomada de plantas em Marília — Foto: TV TEM / Reprodução

Uma das hipóteses levantadas para a causa da morte é a suspeita de envenenamento, já que essa lagoa recebe água da chuva e pode ter levado agrotóxico de plantações da região. Os animais podem ter ingerido esse veneno, mas isso ainda vai ser investigado.

A Cetesb informou que recebeu na segunda (29) a denúncia dos moradores pedindo a análise da água.

Já a prefeitura, que é responsável pelo lago, afirma que a limpeza é feita no local regularmente e a última foi feita há três meses. A administração municipal também disse que vai investigar o que poder ter causado a morte dos patos.

Moradores encontram patos mortos em lagoa tomada por algas em MaríliaPatos foram encontrados mortos por moradores do bairro em Marília — Foto: Arquivo pessoal

- Por G1 Bauru e Marília -  

 
- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados