Multas de trânsito em São Paulo caem pela metade em 2024
Capital paulista vê drástica redução nas multas de trânsito; veja o que diz especialista
A cidade de São Paulo registrou uma queda expressiva nas multas de trânsito no primeiro semestre de 2024, com uma redução de 48,8% em comparação ao mesmo período de 2023. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foram aplicadas 2.344.120 autuações nos primeiros seis meses do ano, enquanto no mesmo período do ano anterior esse número foi de 4.574.777.
Especialistas atribuem essa queda à modernização dos radares da cidade, que teve início em janeiro de 2024. Esse processo, que segue normas atualizadas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ainda está em andamento, com aproximadamente 13% dos equipamentos fora de operação temporariamente.
A CET afirma que até setembro de 2024, 87% dos radares já haviam sido atualizados, mas a retomada plena da fiscalização só deverá ocorrer com a conclusão completa do projeto, prevista para o final deste ano.
O engenheiro de transportes Sergio Ejzenberg destaca que a diminuição nas autuações não significa necessariamente que menos infrações estão sendo cometidas. Segundo ele, a redução está mais relacionada à menor fiscalização por conta da modernização dos radares.
"Nessa realidade, se não há fiscalização, se não há eficácia na aplicação da multa, se não existe nenhum controle, isto tende a piorar. Isso era completamente evitável, nós estamos andando para trás por erros pesados das autoridades em todos os níveis: União, estado e município”. Quanto menos você fiscaliza, mais as infrações ocorrem, porque o comportamento passa a ser anárquico. É preciso que a fiscalização busque uma lógica na sinalização da velocidade e técnica adequada para fiscalizar bem", disse o especialista em entrevista ao Metrópoles.
- DIÁRIO DE SÃO PAULO - Sabrina Oliveira Publicado em 09/10/2024, às 08h44 -