Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Neve granular? Entenda a diferença entre sincelo, neve e chuva congelada

Data: / 324 views
Neve granular? Entenda a diferença entre sincelo, neve e chuva congelada

Frio chegou a vários estados brasileiros nesta semana com o avanço de massa de ar polar, deixando as temperaturas negativas em diferentes municípios.

Foto - Termômetro marcou -5ºC em São Joaquim (Foto: Wagner Urbano/Divulgação)

massa de ar polar que atingiu o Sul, Sudeste e Centro-oestedespencou as temperaturas nesta semana e trouxe novas "expressões meteorológicas". Rio Grande do Sul eSanta Catarina registraram a chamada neve granular nesta segunda-feira (17). No início de junho, o municípo catarinense de Urupema teve formação de sincelo.

O meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, disse que são muitos os tipos de classificação de neve. "Basicamente, elas se dividem em úmidas e secas. Logo na sequência, existem as classificações da forma como ela cai, como se congela. São muitos tipos de acordo com os critérios estabelecidos, tem até por cristais diferentes", explicou.

Martins recomendou a classificação utilizada pela Sociedade Americana de Meteorologia (American Meteorological Society). O órgão dos Estados Unidos leva em consideração os diferentes tipos de precipitação sólida. Entenda os nove tipos:

 
 (Foto: Arte/G1)

(Foto: Arte/G1)

 

- G1 - 19/07/2017 06h30

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados