Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Os motivos pelos quais centenas de baleias morreram encalhadas na Nova Zelândia

Data: / 187 views
Os motivos pelos quais centenas de baleias morreram encalhadas na Nova Zelândia

Mais de 400 baleias-piloto encalharam na costa da Nova Zelândia, o caso já é considerado um dos maiores do gênero na história do país.

De acordo com o Departamento de Conservação da Nova Zelândia (DOC, na sigla em inglês), 416 baleias-piloto encalharam em Farewell Spit, na região de Golden Bay, extremidade norte de South Island, uma das principais ilhas do país. Quando o DOC chegou ao local, entre 250 e 300 baleias já tinham morrido. Quando amanheceu esta manhã, mais de 70% delas estavam mortas. A equipe do DOC e dezenas de voluntários estão tentando salvar as 80 ou 90 baleias restantes.

Para aqueles que tentam ajudar, o cenário deve ser terrível. Imagens mostram a praia cheia de cadáveres de baleias. As que ainda estão vivas estão rodeadas por equipes de resgate que tentam desesperadamente mantê-las frescas, molhadas e calmas.

“É uma das coisas mais tristes que eu já vi, esse tanto de criaturas sensíveis jogadas na praia”, disse o voluntário Peter Wiles ao Guardian. O DOC pediu à comunidade local para que ajudassem, oferecendo toalhas, baldes e lençóis. Algumas pessoas têm trabalhado em condições frias e úmidas por mais de nove horas seguidas. A resposta foi incrível, e o DOC diz que não são necessários mais voluntários neste momento.

A próxima oportunidade para salvar as baleias remanescentes está marcada para amanhã (sábado) quando a maré subir. Infelizmente, a maioria das 100 baleias que tinham voltado a flutuar na maré alta (às 10h30 do horário local) retornaram e encalharam novamente. Como são mamíferos sociais, provavelmente estavam tentando ficar perto de seus grupos – a maioria dos quais estão mortos na praia.

“Nós estamos tentando levar as baleias para o mar e guiá-las, mas elas não seguem as direções, elas vão para onde querem”, disse o líder da equipe do DOC ao Guardian. “A menos que elas tenham alguns líderes que decidam o caminho no mar, as baleias restantes tentarão se manter com seu grupo na praia”.

A Nova Zelândia tem uma das maiores taxas de encalhamento de baleias no mundo; cerca de 300 baleias e golfinhos ficam presos nas praias do país todos os anos. Golden Bay é um lugar particularmente propício para o encalhe devido à sua topografia superficial, o que torna difícil para as baleias nadarem depois que entram na praia.

Os motivos pelos quais centenas de baleias morreram encalhadas na Nova Zelândia.

Farewell Spit, na Nova Zelândia. (Imagem: NASA)

Além disso, as baleias-piloto são conhecidas por encalharem. Grupos inteiros dessa espécie ficam presas na praia devido aos seus fortes laços sociais. Elas podem encalhar quando uma baleia idosa, doente ou ferida vai em direção à praia. Quando isso acontece, o grupo nada para ajudá-la.

O caso também pode ter algo a ver com a capacidade comprometida das baleias-piloto de usar sua ecolocalização em águas rasas e suavemente inclinadas. Essas baleias, que são os maiores dos golfinhos oceânicos, preferem áreas íngremes, como bordas da plataforma continental. Farewell Spit, com suas águas rasas, é uma armadilha para elas.

O caso agora é considerado o terceiro maior já registrado na história da Nova Zelândia. Em 1980, mais de mil baleias encalharam nas Ilhas Chatham, e em 1985, 450 ficaram presas na Great Barrier Island, em Auckland. Dois anos atrás, 200 baleias morreram em Farewell Spit após encalharem.

 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados