Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Polícia vê alta do ‘estelionato digital’ e cria cartilha para escapar dos golpistas

Data: / 93 views
Polícia vê alta do ‘estelionato digital’ e cria cartilha para escapar dos golpistas

Em Bauru, cerca de 30% das denúncias diárias são de pessoas que foram alvo de golpes tentados através de e-mails ou ligações. Cartilha lista os 19 tipos mais comuns; confira

Criminosos usam "ofertas atrativas" paar coletar dados de eventuais compradores (Foto: TV TEM/Reprodução)

 

A Polícia Civil de Bauru (SP) registrou crescimento dos golpes aplicados ou tentados através de e-mails ou ligações, o chamado “estelionato digital” e, por isso, está divulgando uma cartilha que, além de listar os principais tipos, também dá dicas dos cuidados que as pessoas devem tomar para não se tornar um alvo.

Segundo dados da polícia, são pelo menos dez denúncias de pessoas que foram importunadas por ligações e e-mails de golpistas. Esse número representa mais de 30% de todos os registros feitos na Central de Polícia Judiciária (CPJ).

 

"O aumento do estelionato digital é notório porque a criminalidade acompanha a evolução dos sistemas e costumes. O meio digital é muito empregado por diversas faixas da população, e a criminalidade acompanha essa evolução", explica o delegado Rogério Dantas.

 

Polícia vê alta do ‘estelionato digital’ e cria cartilha para escapar dos golpistasPolícia vê alta do ‘estelionato digital’ e cria cartilha para escapar dos golpistas
 

O crescimento no número de denúncias fez a Polícia Civil criar uma CARTILHA com os 19 principais tipos de estelionato. Além disso, a polícia também enumera dez recomendações básicas para evitar a ação dos golpistas.

No Centro-Oeste Paulista, diz o delegado, os golpes por meio de sites de compra e venda de produtos estão no topo da lista. Geralmente são ofertas "incríveis" que, na verdade, são atalhos para que criminosos tenham acesso a dados dos eventuais compradores.

Outra peculiaridade do estelionato digital é que o perfil da vítima não é tão definido cmo o de alguns golpes “tradicionais”, como o do bilhete premiado, que atinge mais os idosos. Já o estelionatário tem perfil e, segundo a polícia, em 80% dos casos é homem de meia idade, entre 25 e 50 anos.

 

Uma fraude a cada 16 segundos

No Brasil, segundo o indicador Serasa Experian de tentativas de fraude, de janeiro a setembro de 2017 houve 1,478 milhão de tentativas, um crescimento de 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o acumulado atingiu 1,335 milhão.

 
Segundo o delegado Rogério Dantas, criminalidade é ágil e acompanha os avanços tecnológicos (Foto: TV TEM/Reprodução)Segundo o delegado Rogério Dantas, criminalidade é ágil e acompanha os avanços tecnológicos (Foto: TV TEM/Reprodução)
 

Isso representa uma tentativa de fraude a cada 16 segundos. Apenas em setembro do ano passado, o indicador registrou 170.595 tentativas, 18% maior que o mesmo mês de 2016. Neste ano, a média de tentativas de fraude no primeiro semestre é de uma a cada 16,65 segundos.

Os setores com mais tentativas de fraude por segundo é o de serviços (uma a cada 45 segundos), seguido por telefonia (uma a cada 55 segundos) e bancos e financeiras (uma a cada 67 segundos). Essas tentativas são feitas com base na fraude de CPF.

 

Como se prevenir dos ataques de golpistas

 

  • nunca aceite ajuda de estranhos, especialmente em bancos.
  • não forneça ou confirme dados particulares por telefone (você não sabe quem está do outro lado da linha). Oriente seus familiares e sua secretária do lar a respeito.
  • jamais reaja a assaltos ou sequestros.
  • cuidado com sua documentação pessoal.
  • desconfie de ofertas generosas.
  • procure tratar pessoalmente assuntos com as instituições financeiras credenciadas.
  • não seja ingênuo: dinheiro fácil não existe. Seja prudente quando tratar de assuntos financeiros.
  • nunca deposite dinheiro na conta de desconhecidos.
  • controle sua ambição.
  • nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.

 

- Por G1 Bauru e Marília - 

 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados