Prefeitura de São Paulo entrega 50 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade e bate 100% da meta para 2024
As novas faixas têm o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e aumentar a eficiência do transporte público
A Prefeitura de São Paulo concluiu em 2023 a entrega de 50 km de faixas exclusivas de ônibus na atual gestão, o que corresponde a 100% das entregas previstas pelo Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, cujo prazo era o fim de 2024.
Desde o início de 2021 até janeiro de 2024, foram implantados mais especificamente 52,67 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, o total previsto foi ultrapassado antes mesmo do prazo final estabelecido pela gestão atual.
As novas faixas têm o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e aumentar a eficiência do transporte público na cidade e fazem parte do conjunto de ações da Prefeitura de São Paulo para possibilitar maior eficiência do sistema de transporte público da cidade, com maior fluidez, redução do tempo de viagem e regularidade das partidas programadas dos ônibus.
A medida, implantada pelas secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), pela São Paulo Transporte (SPTrans) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), beneficia cerca de 1 milhão de passageiros por dia (dias úteis) tempo de viagem.
Vale citar que o transporte coletivo municipal da cidade de São Paulo conta, diariamente, com a operação de cerca de 12 mil ônibus divididos em 1,3 mil linhas e com uma média de 7,2 milhões de embarques de passageiros, o que caracteriza esse sistema como um dos maiores do mundo.
Faixa entregues em 2023
Ao longo do último ano, foram entregues faixas exclusivas em todas as regiões de São Paulo, o que beneficiou inúmeros passageiros da cidade. Confira abaixo a evolução das entregas por mês:
- Janeiro: foi entregue a faixa exclusiva de ônibus na Avenida Faria Lima, zona oeste, entre a Avenida Juscelino Kubitschek e Rua Elvira Ferraz, sentido Pinheiros, beneficiando cerca de 7 mil passageiros que utilizam seis linhas no local;
- Fevereiro: duas novas faixas exclusivas foram entregues na Rua Jardim Tamoio seguindo o trecho da Avenida Nagib Farah Maluf, em ambos os sentidos, na região do Conjunto Residencial José Bonifácio, na zona leste. A estimativa é que 6,7 mil passageiros sejam beneficiados;
- Junho: na região do Jabaquara foram implantadas faixas na Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, em trechos nos sentidos bairro e centro, atendendo cerca de 13,5 mil passageiros que utilizam 17 linhas de ônibus. E, na Mooca, na Avenida Adutora do Rio Claro, entre Rua Lavínia Ribeiro e Rua Juliano Moreira;
- Julho: houve a inauguração de mais cinco novas faixas em diferentes regiões da cidade. No bairro da Penha, foram duas faixas exclusivas: na Rua Henri- que de Souza Queirós e na Rua Mário de Castro. E em Sapopemba na Rua Francisco Manuel Beranger. Já na Lapa, a faixa exclusiva foi entregue na Rua Quirino dos Santos. E no Ipiranga houve a entrega de faixas na Avenida Padre Arlindo Vieira em trechos nos sentidos centro e bairro. Além das avenidas Professor Castro Júnior, Conceição e Araritaguaba, na Vila Maria e da Rua Capitão Avelino Carneiro, na Penha.
- Agosto: foi entregue a faixa da Rua Luís Seraphico Júnior, em Santo Amaro, zona sul, beneficiando 11 mil passageiros de 13 linhas de ônibus. A Rua Gabriel Piza, em Santana, com trecho atendido por 15 linhas que transportam 20,5 mil passageiros.
- Setembro: inauguração de novas faixas exclusivas para coletivos na Avenida Nordestina, na zona leste, e na Rua Ribeiro Morais, na zona norte, facilitando o deslocamento de aproximadamente 34 mil passageiros. Na Rua Ribeiro de Moraes, na Freguesia do Ó, a faixa opera em trecho do sentido bairro, por onde 14 linhas trafegam. Já a faixa entregue na Av. Nordestina, em São Miguel, opera em trecho do sentido bairro, local em que passam quatro linhas de ônibus.
- Outubro: aconteceu a entrega de faixas exclusivas de ônibus na Rua da Passagem Funda, em Guaianazes; e nas ruas Gabriel Fauré e José Barros Magaldi, ambas no Jardim São Luís.
- Novembro: foi entregue nova faixa na Avenida Nossa Senhora do Ó, entre a Rua Silvano de Almeida e a Avenida Professor Celestino Bourroul, no Limão, zona norte, por onde trafegam 15 linhas de ônibus, facilitando o deslocamento de aproximadamente 20 mil passageiros.
- Dezembro: por fim, no último mês passaram a operar faixas exclusivas na Rua São Caetano e na Avenida dos Tajurás, na Cidade Jardim, beneficiando cerca de 36 mil passageiros em 19 linhas.
- DIÁRIO de SÃO PAULO por Vitória Tedeschi - Publicado em 26/01/2024