Prefeitura de SP promove operações especiais durante os picos de altas e baixas temperaturas na capital
A medida busca amparar as pessoas em situação de vulnerabilidade durante os picos de temperatura da cidade
Seja durante as baixas temperaturas, com variação entre 9,8ºC e 14ºC, ou em momentos em que a sensação térmica atinge 32° C, a Prefeitura de São Paulo está pronta para prestar assistência para a população, dando prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade, mais suscetíveis às consequências dos picos de temperaturas, como pessoas em situação de rua e idosos.
Entre 30 de abril a 30 de setembro de 2023, durante as variações de temperatura de 9,8ºC e 14ºC, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), operou as dez tendas da Operação Baixas Temperaturas, onde foram distribuídos mais de 2 milhões de itens de alimentação (sopa, pão, chocolate quente, chá e água).
No mesmo período, também foram realizados, somente durante a noite, quase 92 mil encaminhamentos aos serviços de acolhimento da rede socioassistencial, fornecidos 245.735 cobertores e aplicadas 4.920 vacinas contra Covid-19 e Influenza.
Os serviços foram espalhados por toda a cidade e preparados para receber públicos específicos: pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIA+. As tendas ofereceram espaços de pernoite com oferta de banho, jantar e café da manhã.
Além disso, até 21 de março deste ano, a gestão atual também realizou 1.366.629 atendimentos nas 10 tendas da primeira Operação Altas Temperaturas (OAT). Na ocasião, foram distribuídos 3.131.435 itens, sendo 1.510.990 garrafas de água, 726.794 frutas, 312.356 sucos e 20.623 copos de chá gelado, além da oferta de 560.672 copos de água.
Vale citar que as tendas da OAT funcionam sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 32° C ou mais, conforme parâmetro histórico de análises climáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Os espaços oferecem uma estrutura para acolher qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar, além de oferecer líquidos gelados, como água, suco e chá, e frutas. Nas tendas, as pessoas podem se proteger e evitar insolação, desidratação e outros problemas que podem decorrer da exposição ao sol forte e altas temperaturas.
No espaço, os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e agentes das equipes do Ampara SP também prestaram atendimento, ofertando acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para as demais demandas apresentadas.
DIÁRIO DE SÃO PAULO - Vitória Tedeschi Publicado em 27/04/2024