Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Projeto de “Parque Linear” para linha férrea que “corta” Marília

Data: / 762 views
Projeto de “Parque Linear” para linha férrea que “corta” Marília

O prefeito Daniel Alonso apresentou o projeto do “Parque Linear” para a Rumo Logística empresa responsável pela linha férrea que passa pela cidade de Marília.

O projeto do “Parque Linear” foi apresentado para a Rumo Logística (antiga ALL – América Latina Logística), empresa responsável pela linha férrea que passa pela cidade de Marília. Empresário e diretores da empresa estiveram presentes em reunião no gabinete e receberam das mãos do chefe do executivo o projeto.

Reuniao Rumo (4)A linha férrea, que está abandonada há anos, corta a cidade de Marília, tendo início no distrito de Lácio, passando pelo centro e segue até o distrito de Padre Nóbrega. “A intenção é construir em determinadas áreas locais de lazer para a população e, ao mesmo tempo, preservar a área, evitando o acumulo de lixo e possíveis ocupações irregulares que já acontece hoje em dia”, explicou Daniel Alonso aos empresários.

O secretário do Planejamento Urbano, Rubens Ishii, e o secretário do Trabalho Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cássio Luiz Pinto Junior, também participaram da reunião e pontuaram os detalhes do projeto, tanto para o lado paisagístico da mudança, quanto o econômico financeiro que o parque traria para Marília. Presença também do Delegado Damasceno, Presidente da Câmara e do Procurador do Municipio Alysson Alex Souza.

Só em Marília são mais de 20 pontos de intersecção, ou seja, locais onde o trânsito sofreria interdição caso o trem volte a passar pela cidade. “Nossa ideia e proposito é instalar o parque linear e tirar a volta desse trem de carga para dentro da cidade, para isso, a empresa poderia construir fora do perímetro urbano, um porto intermodal, onde aí sim distribuiria a carga por outros meios de transporte”, disse Daniel Alonso.

O Projeto

parque_linear7As intervenções no local terão caráter paisagístico e arquitetônico. O projeto prevê a construção de pistas de caminhada, praças, academias ao ar livre, playgroud, praças de alimentação, ciclovia e ainda o plantio de árvores de grande, médio e pequeno porte, arbustos, forração e iluminação pública. O projeto, que revitalizaria principalmente o centro de Marília, ainda prevê a construção do espaço “Estação Ciência”, empreendimento que será apresentado nos próximos meses à população e imprensa.

A Rumo Logística busca a renovação da concessão da Malha Paulista para viabilizar os projetos. Entre os ramais que devem voltar a ser utilizados no transporte regular de cargas está a ligação ferroviária Bauru-Marília-Panorama, uma rota de 350 quilômetros.

- PMM - Fotos Mauro Abreu -

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados