Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Projeto-piloto implanta sistema de inteligência artificial para tratamento do coração no Interior SP

Data: / 100 views
Projeto-piloto implanta sistema de inteligência artificial para tratamento do coração no Interior SP

Postos de saúde de Tarumã recebem equipamentos gratuitos que conectam médicos da cidade com especialistas da capital e banco de dados. Tecnologia permite identificar o melhor procedimento para cada caso.

Equipamentos com inteligência artificial chegam a Tarumã (SP) para tratar pacientes com problemas de coração — Foto: Divulgação/Izabela Vilas Boas

A cidade de Tarumã (SP) inaugura nesta sexta-feira (16) um projeto-piloto que oferece atendimento com inteligência artificial na área de cardiologia.

Segundo a prefeitura, é a primeira vez que esse tipo de procedimento chega ao Brasil de forma gratuita, e atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que o município já controla.

Uma empresa particular de São Paulo vai custear a instalação e todas as despesas por 90 dias. Após o período, a Secretaria Municipal de Saúde assume os custos da tecnologia implantada. Para o usuário, o custo continua sendo zero.

Mesmo recebendo repasse federal, atualmente, o município destina verbas para pagar atendimentos particulares em cidades da região para dar suporte aos pacientes que necessitam.

Desta forma, a prefeitura deve remanejar o investimento para atender o paciente dentro de Tarumã.

O Programa de Saúde Inteligente consiste em uma estratégia de telemedicina que integra os médicos dos postos de saúde de Tarumã com uma rede de 70 cardiologistas de hospitais e consultórios de São Paulo. Além disso, eles têm acesso a um banco de dados online em tempo real.

Dessa forma, no momento da realização do eletrocardiograma no paciente, o exame é enviado de forma automática ao sistema que conecta os médicos de Tarumã aos especialistas de São Paulo e detecta possíveis alterações no exame.

Esta conexão permite que os médicos identifiquem o problema e decidam o tratamento adequado para cada caso de forma conjunta, o que torna o procedimento mais rápido e preciso.

Assim, o paciente que chegar ao atendimento de emergência do SUS na cidade de Tarumã a partir das 17h de sexta-feira com suspeita ou sofrendo um infarto, receberá esse atendimento novo e especializado. O procedimento está disponível na UBS de Tarumã e na Estratégia de Saúde da Família, a ESF.

 

Conexão SP

 

A iniciativa é de uma empresa da capital, que vai financiar toda a instalação e disponibilizar o cadastro com os médicos cardiologistas da capital.

A ideia do projeto piloto é verificar como o tratamento vai funcionar em Tarumã para, depois, expandi-lo para outras cidades do interior.

Este tipo de tecnologia já funciona em diversos países. No Brasil, também já foi implantado na rede privada.

Segundo a Prefeitura Municipal de Tarumã, o uso da telemedicina reduziu de 8% para 3% a mortalidade na rede privada, enquanto, na rede pública, 23% ainda morrem por infarto agudo do miocárdio.

- Por G1 Bauru e Marília -  

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados