Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Ração x Comida 'de gente': o que é melhor para o seu cachorro?

Data: / 563 views
Ração x Comida 'de gente': o que é melhor para o seu cachorro?

Alimentação caseira é altamente recomendada. 11 Alimentos proibidos para cachorros!

Todo mundo sabe que comida de cachorro é ração, mas, ultimamente, tem-se falado mais em dar comida 'de gente' para os pets. Arroz, frango, legumes e verduras podem ser uma opção mais saudável.

Na opinião da veterinária Tatiane Hato, a alimentação caseira é a melhor alternativa para os cachorros, desde que seja preparada corretamente. Ela explica que quase tudo que os humanos comem, cães também podem comer. Há poucos produtos que costumamos comer que eles não podem, como cebola e chocolate.

"É preciso adequar a quantidade de proteína, gordura, etc. A dieta se adapta a cada paciente e é muito importante ter um acompanhamento", explica Tatiane. Enquanto alguns optam por fazer a comida de seus cachorros em casa, outros preferem a alternativa de comprá-la congelada.

Apesar de a comida caseira ser ideal, há situações em que a ração é mais recomendada, como, por exemplo, quando o dono precisa de praticidade. "Por mais que você compre a comida congelada, dá mais trabalho", alerta a veterinária.

"Se soubermos que a comida não foi preparada direito, se há dúvida, a ração é melhor, porque não há riscos de o paciente ter deficiência nutricional." Tatiane alerta aqueles que deixam a comida o dia todo para o cão: a exposição à luz e ao oxigênio tira nutrientes da ração.

Ração x Comida Vantagem da ração é ser mais prática para o dono Foto: Pezibear/ Pixabay

- Anita Efraim - Especial para O Estado de S. Paulo

 

11 Alimentos proibidos para cachorros! Cuidado, vc pode até intoxicar seu melhor amigo sem saber! 

Blog Luisa Mell

Que cachorro não podem comer a mesma comida que nós, muitos já sabem, né?  Mas assim como o meu pai, que não resiste aos apelos dos dogs e dá tudo o que eles pedem, sei que há muita gente que faz a mesma coisa, sem saber que há muitos alimentos que cachorros  não pode comer de jeito nenhum pois podem até morrer!

Por isso, com a ajuda da querida e sempre prestativa  veterinária Monica De Almeida, preparei uma listinha de alimentos que jamais devem ser oferecidos ao seu melhor amigo.

1- Chocolate 

proibida2

Chocolate contem teobromina, que é tóxica para um cachorro quando ele ingere de 100 a 150 mg por quilograma de seu peso corporal. É comum um cão encontrar uma caixa de chocolate e devorá-la de uma só vez. Portanto, se você suspeitar que seu cão comeu uma quantidade excessiva de chocolate,  procure  um veterinário pois ele pode até morrer com a overdose de chocolate.
.

2-Abacate
O abacate contém uma substância tóxica chamada persina, que  pode causar desarranjo gastro-intestinal.

3- Café 
Café contem componentes perigosos chamados xantinas que podem causar danos ao sistema nervoso e sistema urinário, além de ser um estimulante cardíaco.

4- Uvas e uvas passas
Existem casos registrados de apenas 6 (seis) uvas ou passas causando insuficiência renal aguda.

5- Noz macadâmia

A macadâmia contem uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães. Já foram registrados casos de paralisia

6- Cebola
Cebolas contém  tiosulfato. Cachorros sensíveis a cebola podem desenvolver anemia. Mas se pararem de ingerir se recuperam totalmente.

7- Massa de pão e bolo crua – O fermento contido na massa crua pode se expandir no estômago do animal e causar dor ou ruptura intestinal.

.8- Alho – Jamais dê alimentos temperados com alho para o seu cão, apesar de saudável para os seres humanos o alho destrói as células vermelhas do sangue dos cães e pode causar anemia e, em casos mais graves, falência renal por perda de hemoglobina.

9- Doces dietéticos – Produtos adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis.  balas, biscoitos dietéticos e pasta de dentes também são proibitivos..

10- Comidas gordurosas
O problema principal destes alimentos é um desarranjo gastrointestinal e, em alguns casos pode culminar em uma pancreatite. Pode ser fatal em alguns animais e é quase sempre causado por comidas muito gordurosas como queijos, gordura animal, creme de leite etc.

proibida5

Há dois anos, meu Marley quase morreu de pancreatite depois de roubar pizza e chocolate!! Por isso todo cuidado é pouco!!

11- Bebidas Alcoólicas

proibida3
Muitas vezes são adocicadas e os cães costumam gostar de consumir, quando encontram copos  largados em final de festa, mas podem induzir uma intoxicação séria e às vezes fatal.
Sinais e efeitos colaterais: Descordenação, Excitação, Depressão, Urinar excessivamente, Respiração lenta, Ataque cardíaco e morte.

Em caso de suspeita de intoxicação de algum desses alimentos e bebidas, corra para o veterinário.

 

 

 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados