Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Reclame Aqui vai lançar robô que cancela serviços pelo telefone

Data: / 138 views
Reclame Aqui vai lançar robô que cancela serviços pelo telefone

A ferramenta chamada "The Canceller" já foi testada em dez cancelamentos e em um deles precisou ligar 44 vezes; produto deve ser lançado até o fim do ano

O Reclame Aqui, famoso site brasileiro de queixas contra empresas, está trabalhando em um robô chamado “The Canceller” que será programado para ligar para centrais de atendimento e cancelar serviços.

“Só mais um instante, por gentileza, aguarde um momento que estamos transferindo sua ligação” e “redirecionaremos o contato para o setor responsável”. Essa são algumas das principais frases ouvidas durante a tentativa de se interromper um plano de internet, uma assinatura de TV ou de telefonia. Na maioria das vezes, a ligação acaba levando horas (isso quando não cai). Mas, agora, isso está prestes a ser resolvido por meio de inteligência artificial.

O “The Canceller” será um aplicativo em que o consumidor poderá baixar em seu celular, cadastrar os dados costumeiramente pedidos pelas companhias, como número da instalação, CPF, data de nascimento, nome da mãe, e acionar a ferramenta para que ela ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) quando quiser.

O primeiro protótipo foi testado em abril com dez pessoas que já usavam os serviços do Reclame Aqui e se queixavam das dificuldades para cancelar seus planos. A iniciativa foi divulgada em um vídeo que viralizou na internet. “Foi um sucesso! Recebemos mais de 1000 mensagens de pessoas do Brasil inteiro querendo adquirir o serviço”, diz Felipe Paniago, diretor de marketing do Reclame Aqui (assista ao vídeo no fim do texto).

No teste realizado, o “The Canceller” conseguiu cancelar todos os dez planos. Em um o robô levou uma hora para conseguir e em outro teve que fazer mais de 44 ligações até obter êxito. “O robô não cansa, nunca desiste, enquanto ele vai fazendo o trabalho a pessoa pode fazer outras coisa da vida”, diz Paniago. “Se no momento da conversa com o atendente for solicitada alguma informação que o robô não possui ele emitirá uma mensagem para o usuário. Ele respondendo o robô torna a ligar de novo para efetuar o cancelamento”.

O Reclame Aqui está conversando com empresas de tecnologia como Google, IBM, Microsoft e Oracle para viabilizar a ferramenta de graça para o consumidor, mas no momento ainda não conseguiu porque os custos são muito altos. “As negociações já estão bem avançadas e a expectativa é de lançar o produto até o final do ano”, diz. O Reclame Aqui recebe diariamente mais de 30 000 reclamações. As telefônicas figuram em terceiro lugar entre a companhias que mais recebem queixas, por motivos como, por exemplo, dificuldades de cancelamento do serviço.

- VEJA SP - Por Adriana Farias - 30 maio 2018, 19h27

 

 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados