Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Risco de perder renda atinge 8 em cada 10 trabalhadores

Data: / 126 views
Risco de perder renda atinge 8 em cada 10 trabalhadores

Estudo aponta que mesmo os profissionais com vínculo formal de áreas que continuam em atividade podem ser afetados por restrições

As restrições de trabalho e circulação adotadas como medida de combate à pandemia de covid-19 expõe oito em cada dez brasileiros ao risco de perderem parte da renda ou o emprego. A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o levantamento, mesmo os trabalhadores formais e de setores considerados essenciais, que não tiveram as atividades interrompidas, estão vulneráveis durante a crise.

O estudo, intitulado A vulnerabilidade dos trabalhadores brasileiros na pandemia da covid-19, aponta que um quarto da força de trabalho – cerca de 24 milhões de pessoas – compõe o grupo considerado mais frágil. Ele é formado por informais de atividades não essenciais. Portanto, foram os mais atingidos pelo confinamento social.

A pesquisa cruzou dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) antes da epidemia com informações sobre mobilidade nas grandes cidades, transações de cartões de crédito e pesquisas do Sebrae para avaliar os efeitos da crise causada pelo novo coronavírus.

Dos setores não essenciais mais atingidos estão o de serviços domésticos (6,2 milhões de pessoas), beleza (2 milhões) e comércio de roupas, calçados e viagens (1,5 milhão de trabalhadores). Já nos setores essenciais, os mais vulneráveis são de construção de edifícios (3,7 milhões), bares e restaurantes (2,5 milhões) e comércios de alimentos, bebidas e fumo (2,4 milhões).

- Do R7 -  

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados