São Paulo inicia semana com frio intenso e previsão de novas marcas negativas

Ar polar marítimo avança sobre São Paulo e mantém dias nublados e gelados
Uma frente de ar polar marítima começa a influenciar diretamente o clima do leste do estado de São Paulo a partir desta segunda-feira (09), provocando queda nas temperaturas e mantendo os próximos dias marcados por frio e alta umidade na capital. A informação foi divulgada pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, que também prevê o possível registro de novos recordes de tardes mais frias em 2025.
De acordo com o CGE, a segunda-feira (09) será marcada por céu encoberto e chuva persistente, com chance de precipitações de intensidade moderada durante a madrugada, o que pode causar pontos de alagamento em diversas regiões da cidade. Ao longo do dia, as chuvas perdem força, mas o céu nublado e a garoa leve permanecem, mantendo o ambiente úmido e gelado.
A partir de terça-feira (10), o cenário climático continua sendo influenciado pela entrada da massa de ar frio, somada aos ventos úmidos que vêm do oceano. Esse fenômeno contribui para a intensificação da sensação térmica de frio e reduz as variações de temperatura entre o início da manhã e o fim da tarde.
Segundo o CGE, “o céu permanece encoberto e há potencial para garoa ocasional. Haverá pequena amplitude térmica. Temperatura mínima será de 13°C e a máxima de 17°C.”
A chegada do ar polar aumenta os alertas para o desconforto térmico, especialmente durante o início e fim do dia. A orientação das autoridades é reforçar os cuidados com grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas em situação de rua.
DIÁRIO DE SÃO PAULO - Manoela Cardozo Publicado em 09/06/2025, às 08h55