Só 1 a cada 10 brasileiros conseguirá pagar despesas de início de ano
De acordo com pesquisa feita pela CNDL e pelo SPC Brasil, apenas 11% dos entrevistados afirmam ter condições de pagar IPTU, IPVA e material escolar
Um levantamento feito pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que apenas 11% dos consumidores brasileiros têm condições de arcar com as despesas de início de ano, como IPTU, IPVA e material escolar, com os próprios rendimentos, sem que seja necessário economizar ou fazer reserva financeira ao longo do ano.
Leia mais: Preço do material escolar deve aumentar 8%, diz associação
A pesquisa ainda revela que 22% dos entrevistas não fizeram qualquer planejamento para honrar esses compromissos em 2020.
Veja também: Medo do desemprego cai 2,1 pontos em dezembro, aponta CNI
Outros 21% guardaram ao menos parte do 13º salário para honrar seus compromissos, enquanto que 17% disseram ter montado uma reserva ao longo do ano passado para cobrir os gastos no futuro. A pesquisa também revela que 14% dos entrevistados passaram a fazer algum bico ou atividade extra para garantir uma renda a mais.
Compras natalinas
De acordo com um levantamento feito pelo SPC Brasil, na média, o brasileiro que parcelou suas compras de Natal vai terminar de pagar as prestações somente em abril, o que sinaliza um orçamento comprometido para além do primeiro trimestre do ano.
Foram entrevistadas 813 pessoas de ambos os sexos e acima de 18 anos, de todas as classes sociais, em todas as regiões brasileiras. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.
- Pietro Otsuka*, do R7 - - *Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Vinhas