Uso de celular, mesmo escondido, rende quase duas multas por hora em São Paulo
CET aplicou 12,1 mil punições, de R$ 293,47 cada, por utilização do smartphone ao volante entre janeiro e outubro do ano passado
O uso e manuseio dos smartphones na cidade de São Paulo provocam uma média de 40 multas por dia, o que representa quase duas infrações por hora nas ruas e avenidas da principal metrópole do país (veja a comparação no quadro abaixo). Os números são da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Entre janeiro e outubro do ano passado, os funcionários da CET aplicaram, à mão, 12.191 punições a motoristas que trafegavam e usavam o celular ao mesmo tempo. Estão dentro desse número as infrações por dirigir manuseando celular (5.764), dirigir segurando celular (5.581) e dirigir utilizando-se de celular (846).
Embora o número de multas ainda seja elevado, houve uma redução depois da pandemia da Covid-19. Em 2019, ano anterior à tragédia sanitária, foram quase 35 mil multas por usar o celular enquanto dirige. Para efeito de comparação, eram quatro multas por hora naquele ano.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) indica, no artigo 252, que o motorista que segurar ou manusear o telefone enquanto dirige comete infração gravíssima. O uso do aparelho ao dirigir implica em multa de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.
- GARAGEM R7 | Do R7 - 06/02/2024 -