Vacina da dengue está na última etapa de testes, segundo Ministro

Previsão é que imunizante esteja disponível no SUS no próximo ano; vacina já está sendo testada em humanos e protege contra os quatro tipos da doença
A vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, está na última fase de testes, informou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta terça-feira (17) por meio de nota.
Segundo o Ministério, a previsão é que essa etapa seja finalizada em 2020. A vacina, de dose única, protege contra os quatro sorotipos da dengue.
Leia também: Em um ano, incidência da dengue no país aumenta 600%
Entre os Estados com maior número de ocorrências estão Minas Gerais e São Paulo. Os dois concentram mais de 60% do número de casos. Outros Estados afetados são Goiás, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul.
Saiba mais: Dengue pode gerar imunidade contra zika, sugere estudo
A vacina está na terceira fase de testes em humanos. Após esse etapa, o Butantan deve comprovar sua eficácia, apresentando dados de segurança e índices finais de proteção da vacina, segundo comunicado do Ministério.
Depois desse processo, será solicitado o registro da vacina na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que seja incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde).