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Veja o que fica mais caro e mais barato para o Natal de 2024

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Veja o que fica mais caro e mais barato para o Natal de 2024

Segundo a CNC, os produtos tradicionalmente consumidos nessa época terão um aumento médio de 5,8% nos preços, considerando os últimos 12 meses

Natal de 2024 promete trazer um impacto significativo para o bolso do brasileiro. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), os produtos tradicionalmente consumidos nessa época terão um aumento médio de 5,8% nos preços, considerando os últimos 12 meses encerrados em dezembro. Apesar disso, algumas categorias devem registrar quedas, aliviando um pouco o orçamento de fim de ano.

Esse aumento médio representa um salto expressivo em comparação a 2023, quando os preços praticamente se mantiveram estáveis, com alta de apenas 0,2%. A CNC aponta que os principais fatores por trás dessa alta são a desvalorização do real e o aumento no custo de produção. Ainda assim, itens como bicicletas, telefones e brinquedos estão entre os que podem ficar mais baratos, seja por menor demanda ou por promoções estratégicas.

Produtos com maior redução de preços

  • Roupa infantil: –0,4%
  • Eletrodomésticos e equipamentos: –0,9%
  • Artigos de cama, mesa e banho: –1,3%
  • Utensílios e enfeites de Natal: –3,0%
  • Brinquedo: –3,5%
  • Aparelho telefônico: –5,5%
  • Bicicleta: –6,2%

 

Produtos com maior aumento de preços:

  • TV, som e informática: +1,2%
  • Roupa feminina: +1,5%
  • Bolsa: +1,6%
  • Instrumento musical: +2,3%
  • Roupa masculina: +2,5%
  • Acessórios e peças: +2,8%
  • Tênis: +3,1%
  • Sapato masculino: +3,2%
  • Sapato feminino: +3,6%
  • Bacalhau: +3,6%
  • Vinho: +4,4%
  • Artigos de maquiagem: +4,9%
  • Sapato infantil: +7,3%
  • Joias e bijuterias: +7,6%
  • Perfume: +7,9%
  • Alimentação no domicílio: +8,3%
  • Produto para pele: +9,5%
  • Livro: +12%

 

Contratações temporárias

Com o aumento nas vendas de fim de ano, o mercado de trabalho temporário também será aquecido. O setor de hipermercados e supermercados lidera as contratações, com previsão de abrir 41,97 mil vagas. Este segmento, historicamente, é responsável pela maior parte das receitas do varejo durante o Natal.

O setor de vestuário e calçados aparece em segundo lugar, prevendo a abertura de 21,18 mil vagas. Esse segmento é fortemente impulsionado pelas vendas natalinas, que chegam a crescer 80% de novembro para dezembro.

Veja como estão distribuídas as vagas:

  • Combustíveis e lubrificantes: 4,60 mil vagas;
  • Outros segmentos: 6,83 mil vagas;
  • Farmácias e perfumarias: 8,32 mil vagas;
  • Utilidades domésticas e eletroeletrônicos: 15,43 mil vagas;
  • Vestuário e calçados: 21,18 mil vagas;
  • Hipermercados e supermercados: 41,97 mil vagas.

 

DIÁRIO DE SÃO PAULO - William Oliveira Publicado em 10/12/2024, às 10h23

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