Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Veja quais são os carros mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro

Data: / 219 views
Veja quais são os carros mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro

Lista mostra os veículos com a melhor eficiência energética e com consumo de combustível mais baixo à venda no país

A edição de 2017 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular avalia o consumo de combustível e emissões de poluentes de carros de 35 marcas e 983 modelos e versões. O número é inferior aos 1.102 da edição 2016.

Mais uma vez, o "pódio" da economia foi dominado por veículos híbridos, aqueles que aliam motores a combustão e elétricos (entenda como eles funcionam no vídeo do Guia Prático).

Fora os híbridos, o Peugeot 208, equipado com motor 1.2, é o melhor. O Volkswagen Up! aparece logo em seguida, quando é empurrado pelo 1.0 turbo.

 
Carros mais econômicos do país (Foto: )

Carros mais econômicos do país (Foto: )

 

O que é eficiência energética

 

O ranking foi feito com base no consumo energético, que é medido em megajoule por quilômetro (MJ/km). Este número é usado pelo governo federal para o Programa de Etiquetagem Veicular e para as metas de eficiência do Inovar-Auto.

Ele significa a quantidade de energia necessária para mover o carro por 1 km. Ou seja, quanto menor o valor o consumo energético, mais o carro é capaz de rodar com um litro de combustível.

 
Selo mostra eficiência energética de carros (Foto: Divulgação)

Selo mostra eficiência energética de carros (Foto: Divulgação)

Um litro de etanol tem 20 MJ, enquanto um litro de gasolina tem 28,9 MJ. Por isto, o consumo médio (km/l) com gasolina é sempre melhor do que o de etanol.

O Inmetro ainda divide os carros em 14 categorias (muito discutíveis).

 

Mais econômicos por categoria (classificação do Inmetro):

 

 

Micro compacto

 

 
Fiat Mobi Drive 1.0 3 cilindros (Foto: Divulgação)

Fiat Mobi Drive 1.0 3 cilindros (Foto: Divulgação)

1º - Fiat Mobi Drive GSR

 

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 6V, 77 cavalos
  • Câmbio: automatizado, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,8 km/l (etanol) / 14 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,1 km/l (e) / 15,9 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,43 (MJ/km)

 

2º Fiat Mobi Drive

 

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 6V, 77 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,6 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,3 km/l (e) / 16,1 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,45 (MJ/km)

 

3º Fiat Mobi Easy

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.0 8V, 75 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,2 km/l (etanol) / 13,5 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,2 km/l (e) / 15,2 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,52 (MJ/km)

 

Além do Mobi, a categoria dos microcompactos tem o Chery QQ, o Fita 500 e o Kia Picanto.

 

Sub compacto

 

 
Volkswagen Move Up! (Foto: Divulgação)

Volkswagen Move Up! (Foto: Divulgação)

1º Volkswagen Move Up! TSI (rodas de 14 polegadas)

 

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 105 cv (turbo)
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 10 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,5 km/l (e) / 16,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,40 (MJ/km)

 

2º Volkswagen High Up! TSI (rodas de 15 polegadas)

 

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 105 cv (turbo)
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,6 km/l (etanol) / 14,1 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,1 km/l (e) / 16,0 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,44 (MJ/km)

 

3º Volkswagen Take/Move Up! MPI

 

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 82 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,6 km/l (etanol) / 14,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,6 km/l (e) / 15,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,546 (MJ/km)

 

 

Compacto

 

 
Peugeot 208 (Foto: Divulgação)

Peugeot 208 (Foto: Divulgação)

1º Peugeot 208

 

  • Motor: Motor: 3 cilindros, 1.2 12V, 90 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 10,4 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,0 km/l (e) / 15,8 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,39 MJ/km

 

2º Citroen C3

 

  • Motor: Motor: 3 cilindros, 1.2 12V, 90 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 10,2 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,8 km/l (e) / 15,6 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,42 MJ/km

 

3º Fiat Argo

  • Motor: Motor: 3 cilindros, 1.0 6V, 77 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,9 km/l (etanol) / 14,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,7 km/l (e) / 15,1 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,45 MJ/km

 

 

Médio

 

 
Toyota Prius (Foto: Divulgação)

Toyota Prius (Foto: Divulgação)

1º Toyota Prius

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.8 16V + elétrico, 98 cv (híbrido)
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 18,9 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 17,0 km/l
  • Consumo energético: 1,15 MJ/km

 

2º Lexus CT200h

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.8 16V + elétrico, 98 cv (híbrido)
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 15,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,2 km/l
  • Consumo energético: 1,41 MJ/km

 

3º Ford Ka+ 1.0

 

  • Motor: Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 85 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,3 km/l (etanol) / 13,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,7 km/l (e) / 15,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,51 MJ/km

 

 

Grande

 

 
Honda Civic Touring (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Honda Civic Touring (Foto: Marcelo Brandt/G1)

1º Honda Civic Touring

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.5 16V, 172 cv (turbo)
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 11,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,4 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,68 MJ/km

 

2º Audi A3 Sedan 1.4

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.4 16V, 150 cv (turbo)
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 7,8 km/l (etanol) / 11,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,9 km/l (e) / 14,2 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,72 MJ/km

 

3º Chevrolet Cruze Sport6

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.4 16V, 153 cv (turbo)
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 7,6 km/l (etanol) / 11,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,6 km/l (e) / 14,0 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,76 MJ/km

 

 

Extra grande

 

 
Ford Fusion Hybrid 2017 (Foto: Divulgação)

Ford Fusion Hybrid 2017 (Foto: Divulgação)

1º Ford Fusion Hybrid

 

  • Motor: 190 cv, vindos de um 4 cilindros, 2.0 16V, 143 cv + elétrico
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 16,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 15,1 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,31 MJ/km

 

2º Audi A4

 

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 190 cv (turbo)
  • Câmbio: dupla embreagem, 7 marchas
  • Consumo urbano: 11,0 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,77 MJ/km

 

3º Audi A4 Avant

 

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 190 cv (turbo)
  • Câmbio: dupla embreagem, 7 marchas
  • Consumo urbano: 10,5 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 13,5 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,87 MJ/km

 

Minivan

 

 
Chevrolet Spin 2018 (Foto: Divulgação)

Chevrolet Spin 2018 (Foto: Divulgação)

1º Chevrolet Spin

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.8 8V, 111 cv
  • Câmbio: manual, 6 marchas
  • Consumo urbano: 8,1 km/l (etanol) / 11,8 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,4 km/l (e) / 13,7 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,73 MJ/km

 

2º Chevrolet Spin automática

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.8 8V, 111 cv
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 7,5 km/l (etanol) / 10,9 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,2 km/l (e) / 13,1 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,85 MJ/km

 

3º Citroën Grand C4 Picasso

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.6 16V, 165 cv (turbo)
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 9,9 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 12,0 km/l (g)
  • Consumo energético: 2,03 MJ/km

 

 

Utilitário esportivo compacto

 

 
Fiat Uno Way (Foto: Divulgação)

Fiat Uno Way (Foto: Divulgação)

1º Fiat Uno Way

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.3 8V, 109 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,3 km/l (etanol) / 13,0 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 11,0 km/l (e) / 15,0 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,52 MJ/km

 

2º Fiat Uno Way Dualogic

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.3 8V, 109 cv
  • Câmbio: automatizado, 5 marchas
  • Consumo urbano: 9,2 km/l (etanol) / 13,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,5 km/l (e) / 14,4 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,54 MJ/km

 

3º Ford Ka Trail

 

  • Motor: 3 cilindros, 1.0 12V, 85 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 8,8 km/l (etanol) / 12,5 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,9 km/l (e) / 14,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,57 MJ/km

 

 

Utilitário esportivo grande

 

 
Volvo XC90 (Foto: Divulgação)

Volvo XC90 (Foto: Divulgação)

1º Volvo XC90 T8

 

  • Motor: 407 cv, vindos de um 4 cilindros, 2.0 16V, 320 cv + elétrico, 87 cv (híbrido)
  • Câmbio: automático, 8 marchas
  • Consumo urbano: 15,3 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 15,8 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,36 MJ/km

 

2º Porsche Cayenne S E-Hybrid

 

  • Motor: 416 cv, vindos de um 6 cilindros, 3.0 24V, 333 cv + elétrico, 95 cv (híbrido)
  • Câmbio: automático, 8 marchas
  • Consumo urbano: 12,1 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 12,2 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,77 MJ/km

 

3º Subaru Forester

 

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 150 cv
  • Câmbio: CVT
  • Consumo urbano: 10,0 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,4 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,89 MJ/km

 

 

Picape (gasolina ou flex)

 

 
Renault Duster Oroch (Foto: Eitan Abramovich / AFP Photo)

Renault Duster Oroch (Foto: Eitan Abramovich / AFP Photo)

1º Renault Oroch 1.6

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.6 16V, 115 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 7,6 km/l (etanol) / 11,1 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 7,7 km/l (e) / 11,2 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,95 MJ/km

 

2º Renault Oroch 2.0

 

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 148 cv
  • Câmbio: manual, 6 marchas
  • Consumo urbano: 7,0 km/l (etanol) / 10,0 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 7,4 km/l (e) / 10,9 km/l (g)
  • Consumo energético: 2,11 MJ/km

 

3º Renault Oroch 2.0 automática

 

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 148 cv
  • Câmbio: automático, 4 marchas
  • Consumo urbano: 5,9 km/l (etanol) / 8,6 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 7,6 km/l (e) / 10,8 km/l (g)
  • Consumo energético: 2,34 MJ/km

 

 

Picape (diesel)

 

 
Mitsubishi L200 Sport (Foto: Divulgação)

Mitsubishi L200 Sport (Foto: Divulgação)

1º Mitsubishi L200 Triton Sport

 

  • Motor: 4 cilindros, 2.4 16V, 190 cv
  • Câmbio: manual, 6 marchas
  • Consumo urbano: 10,1 km/l (diesel)
  • Consumo rodoviário: 13,2 km/l (d)
  • Consumo energético: 2,38 MJ/km

 

2º Fiat Toro Freedom

 

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 170 cv
  • Câmbio: manual, 6 marchas
  • Consumo urbano: 10,4 km/l (diesel)
  • Consumo rodoviário: 12,5 km/l (d)
  • Consumo energético: 2,38 MJ/km

 

3º Ford Ranger XLS

 

  • Motor: 4 cilindros, 2.2 16V, 160 cv
  • Câmbio: manual, 6 marchas
  • Consumo urbano: 10,5 km/l (diesel)
  • Consumo rodoviário: 12,2 km/l (d)
  • Consumo energético: 2,39 MJ/km

 

 

Esportivo

 

 
BMW i8 (Foto: Divulgação)

BMW i8 (Foto: Divulgação)

1º BMW i8

 

  • Motor: 362 cv, vindos de um 3 cilindros, 1.5 12V, 231 cv + elétrico, 131 cv (híbrido)
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 11,3 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 13,6 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,77 MJ/km

 

2º Mini Cooper S

 

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 192 cv
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 11,1 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 14,0 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,77 MJ/km

 

3º Mini Cooper John Cooper Works

 

  • Motor: 4 cilindros, 2.0 16V, 231 cv
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 10,6 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 13,2 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,87 MJ/km

 

 

Fora de estrada

 

 
Suzuki Jimny 4Sport (Foto: Divulgação)

Suzuki Jimny 4Sport (Foto: Divulgação)

1º Suzuki Jimny

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.3 16V, 85 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 10,6 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,4 km/l (g)
  • Consumo energético: 2,11 MJ/km

 

2º Mitsubishi Outlander diesel

 

  • Motor: 4 cilindros, 2.2 16V, 166 cv
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 10,8 km/l (diesel)
  • Consumo rodoviário: 13,7 km/l (d)
  • Consumo energético: 2,24 MJ/km

 

3º Mitsubishi Outlander V6

 

  • Motor: 6 cilindros, 3.0 24V, 240 cv
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Consumo urbano: 8,2 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 10,3 km/l (g)
  • Consumo energético: 2,46 MJ/km

 

 

Comercial

 

 
Renault Kangoo (Foto: Divulgação)

Renault Kangoo (Foto: Divulgação)

1º Renault Kangoo

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.6 16V, 98 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 7,3 km/l (etanol) / 10,4 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 7,7 km/l (e) / 10,9 km/l (g)
  • Consumo energético: 2,04 MJ/km

 

 

Carga derivado

 

 
Chevrolet Montana (Foto: Divulgação)

Chevrolet Montana (Foto: Divulgação)

 

  • Motor: 4 cilindros, 1.4 8V, 99 cv
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Consumo urbano: 7,9 km/l (etanol) / 11,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,2 km/l (e) / 13,4 km/l (g)
  • Consumo energético: 1,76 MJ/km

- Por Peter Fussy e André Paixão, G1 - 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados