Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

'Veja quem visitou seu perfil no Facebook': golpe tenta roubar senhas de usuários

Data: / 164 views
'Veja quem visitou seu perfil no Facebook': golpe tenta roubar senhas de usuários

Página falsa solicita usuário e senha do Facebook para mostrar informação, de acordo com alerta da fabricante de antivírus PSafe.

Uma página maliciosa promete informar ao internauta quem visitou seu perfil no Facebook, mas, para isso, exige o nome de usuário e a senha do perfil para capturar as credenciais. Com isso, os criminosos podem tomar o controle do perfil da vítima para ler mensagens particulares e lançar outros ataques. De acordo com o "dfndr lab", o laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, um link para a página falsa está sendo disseminado em redes sociais e em anúncios publicitários.

Página falsa imita botão de 'Entrar com o Facebook'.  — Foto: Reprodução/PSafe

Página falsa imita botão de 'Entrar com o Facebook'. — Foto: Reprodução/PSafe

 

A promessa feita pela página maliciosa é impossível de ser cumprida. O Facebook não oferece nenhum meio de informar quem visitou um perfil. Qualquer site ou serviço que afirme fornecer esses dados pode, no máximo, entregar algo inventado ou correlacionado com outros usuários que fizeram uso do mesmo serviço. Em outras palavras, a lista de visitantes jamais estará correta.

A página fraudulenta diz ainda que "este app não tem acesso ao seu e-mail ou sua senha do Facebook", imitando outros serviços que usam o login pelo Facebook. Nesse caso, porém, a informação é falsa, pois o usuário e a senha são digitados na própria página e não na página verdadeira do Facebook.

"Ter o login e a senha do Facebook roubados pode parecer algo simples à primeira vista, pois pensamos apenas nas fotos e nos contatos com amigos, mas não é. Com acesso a sua conta, o cibercriminoso pode conseguir informações diversas como: os locais que frequenta; região ou até mesmo o local exato onde mora; informações sobre filhos e cônjuges; entre outros", explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Além dos dados presentes no perfil, o especialista alerta que a conta do Facebook dará acesso a todos os sites e aplicativos que aceitam o acesso pelo Facebook. A partir da conta da vítima, eles também podem lançar golpes contra seus contatos, que pensarão que a mensagem partiu de um amigo.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com

Selo Altieres Rohr — Foto: Ilustração: G1

Selo Altieres Rohr — Foto: Ilustração: G1

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados