Virada Cultural leva arte gratuita a mais de 100 espaços culturais em toda a cidade de São Paulo

Bibliotecas públicas, centros culturais, casas de cultura e Instituições como MASP, SESC, FIESP, Itaú Cultural participam da edição mais abrangente da história do evento em São Paulo
A Virada Cultural 2025, que acontece nos dias 24 e 25 de maio na cidade de São Paulo, promete marcar a história do evento ao celebrar duas décadas de existência com uma programação inédita em diversidade e alcance. Mais de 400 atividades gratuitas estão confirmadas em equipamentos culturais de todas as regiões de São Paulo, promovendo o acesso democrático à arte.
A programação se estende por 20 unidades do SESC, além de instituições da Paulista Cultural como MASP, FIESP, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Japan House e Casa das Rosas, além do Centro Cultural Coreano do Brasil, CEUs, bibliotecas, centros culturais municipais e casas de cultura. No total, mais de 100 espaços culturais públicos e privados estarão envolvidos na Virada.
A Casa das Rosas preparou uma programação literária especial com atividades como as Consultas Poéticas — encontros individuais onde o público conversa e recebe um poema inspirado na conversa — e a ação Pegue Livros, que permite levar até cinco títulos gratuitamente. Haverá ainda leituras, rodas de conversa e lançamentos, como Pote de Mel e Outros Poemas, de Leonardo Gandolfi, e a antologia Nossa Vingança é o Amor, da poeta uruguaia Cristina Peri Rossi.
O Centro Cultural Coreano terá mais de dez atividades literárias, com quiz de livros, sarau de poesia, oficina de máscaras do teatro coreano, bate-papos e até a gravação de um episódio de podcast. Bibliotecas temáticas como a Cora Coralina, Hans Christian Andersen e Monteiro Lobato também entram na programação com atividades próprias.
Shows e cinema ao ar livre
As unidades do SESC recebem grandes nomes da música brasileira, como Leci Brandão, Tasha & Tracie, Otto, Fat Family, Luedji Luna, Tribo de Jah, Pato Fu e Black Pantera. Também haverá cinema, oficinas, apresentações circenses e intervenções artísticas. A programação completa pode ser conferida no site especial do SESC para a Virada.
A Cinemateca Brasileira exibe filmes em sua área externa, enquanto os CEUs e o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes apresentam sucessos como Minecraft e Monstros S.A.. No CEU Caminho do Mar, apresentações de balé e dança do ventre estão entre os destaques.
Exposições, teatro e arte clássica
O MASP funcionará gratuitamente até a meia-noite, com acesso a obras de Monet e Pierre-Auguste Renoir, além de outras exposições. O vão livre do museu também terá atrações culturais.
A FIESP começa sua programação na semana anterior (dia 17) e, durante a Virada, promove um tributo especial a Raul Seixas e Belchior, além de shows acústicos, exposições e teatro infantil.
Oficinas e cultura participativa
Na Japan House, o público poderá participar de oficinas de tirinhas japonesas, debates sobre mangás e visitas mediadas à exposição em cartaz. Já o Instituto Moreira Salles oferece oficinas de botânica e confecção de pipas. No Unibes Cultural, acontecem oficinas de cadernos sustentáveis, workshops de defesa pessoal e festivais de fotografia, além de uma feira de pequenos empreendedores.
Economia criativa nas feiras da cidade
A Galeria Metrópole, no Centro, abriga uma série de feiras que fortalecem a economia criativa. No subsolo, a Feira Pública de arte impressa apresenta trabalhos com diferentes técnicas de impressão, em parceria com a Risotropical. No térreo, a Feira de Discos de Vinil reúne mais de 80 expositores e DJs.
Nos andares superiores, acontecem a Feira Jardim Secreto, com foco em trabalhos manuais sustentáveis; a feira C.U.B.A. (coletivo de brechós); e a feira de cerâmica Barbotina, com oficinas práticas e demonstrações ao vivo em parceria com a Modelarte.
Programação descentralizada
As atrações se espalham ainda por centros culturais e casas de cultura em bairros como Brasilândia, Ipiranga, Freguesia do Ó, Guaianases, Itaquera, São Mateus, São Miguel Paulista, Vila Guilherme, Tremembé, Hip Hop Leste e Sul, entre outros. Espaços como o Teatro Flávio Império, Centro Cultural Penha e Vila Itororó também participam com programação variada.
A programação completa pode ser consultada no site oficial:
www.viradasp.com.br
Programação do SESC: www.sescsp.org.br/sescnavirada
Acompanhe novidades: @smculturasp
DIÁRIO DE SÃO PAULO - por Marina Roveda - Publicado em 21/05/2025, às 08h00