Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Zootecnista de Marília desenvolve 100 tonalidades diferentes de flor no quintal de casa

Data: / 991 views
Zootecnista de Marília desenvolve 100 tonalidades diferentes de flor no quintal de casa

Valter Saia formou em casa um jardim suspenso com mais de 400 exemplares da flor de maio, ganhando até reconhecimento de revista especializada do país.

Foto capa) Zootecnista é apaixonado pela flor de maio desde criança e conseguiu desenvolver 100 tonalidades diferentes da planta (Foto: Reprodução/TV TEM)

 

A paixão por uma flor transformou um zootecnista de Marília (SP) em um dos pioneiros no cruzamento de plantas no país. Valter Saia desenvolveu 100 variações de cores da flor de maio em seu próprio quintal, que lembra mais um vasto jardim suspenso graças aos mais de 400 exemplares cultivados.

 

"Um dia meu avô chegou com um vaso florido, apresentou para minha mãe, para minha avó, para mim, aquela beleza daquela flor de maio lilás escuro, translúcida, transparente, aquilo me chamou atenção, onde eu vi que era uma flor especial dentre todas", relembra Saia.

 

O que começou em família ganhou força com a curiosidade do Zootecnista. Valter se dedicou então a estudar os cruzamentos genéticos. "Foi a tentativa de obter cores inéditas. Exatamente, eu havia apenas uma cor, um tom de lilás e resolvi através dos meus conhecimentos de genética e botânica, obtê-las através dos meus cruzamentos", conta.

Zootecnista de Marília desenvolve 100 tonalidades diferentes de flor no quintal de casaAlém das cores convencionais, especialista conseguiu criar tonalidades inéditas como a flor de maio na cor rosa claro (Foto: Reprodução/TV TEM)

Valter explica que o processo é simples. O zootecnista retira o pólen masculino de uma planta e transfere para o estigma da planta feminina que é outra flor. Mas a partir desse trabalho, o especialista conseguiu ampliar a paleta de cores da planta, antes disponíveis apenas nas cores branca, laranjada, vermelha e pink.
 
Flor de maio branca com borda pink também foi desenvolvida por Valter Saia (Foto: Reprodução/TV TEM)Flor de maio branca com borda pink também foi desenvolvida por Valter Saia (Foto: Reprodução/TV TEM)
 

Entre a centena de tonalidades desenvolvidas, Saia tem, em casa, exemplares da espécie nas cores rosa claro, amarela e flores mescladas, como a flor branca com a borda rosa. O feito ganhou reconhecimento internacional há alguns anos em uma revista científica alemã, especializada em plantas. Contudo, o entusiasta precisou ter paciência, já que a flor de maio demora cerca de oito anos para florescer.

De aparência exótica, a flor de maio se assemelha a um cacto por conta dos espinhos. A planta só dá flor uma vez por ano e ganhou este nome justamente porque a florada ocorre geralmente entre o final de maio e o início do inverno no dia 21 de junho.

 
Flor de maio só floresce uma vez ao ano mas é fácil de cuidar (Foto: Reprodução/TV TEM)Flor de maio só floresce uma vez ao ano mas é fácil de cuidar (Foto: Reprodução/TV TEM)
 
A planta também é conhecida por não exigir muitos cuidados, precisando apenas de sol durante a manhã, sombra o restante do dia e água uma vez por semana. Valter não esconde o orgulho da coleção.

 

"É um jardim único no mundo inteiro. Pela qualidade das plantas que não existem no mundo inteiro né, são vasos únicos, cores únicas do mundo inteiro. É um privilégio que eu tenho na vida, em casa”, completa.

  

Quintal de zootecnista de Marília se transformou em um jardim suspenso por conta das flores de maio (Foto: Reprodução/TV TEM)Quintal de zootecnista de Marília se transformou em um jardim suspenso por conta das flores de maio (Foto: Reprodução/TV TEM)
 
Por G1 Bauru e Marília - 
- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados