Ministério da Saúde confirma 29 casos de intoxicação por metanol no Brasil

Ainda há 217 notificações em investigação, número menor que o do balanço anterior
O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (10) que o Brasil soma 29 casos confirmados de intoxicação por metanol, resultado da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. O número representa um aumento de cinco casos em relação ao último boletim, divulgado na quarta-feira (8).
De acordo com a pasta, 25 casos foram registrados em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul. Ainda há 217 notificações em investigação, número menor que o do balanço anterior, quando havia 235 suspeitas. Por outro lado, o total de casos descartados subiu para 249.
Atualmente, São Paulo concentra a maior parte das notificações em análise — 160 investigações, o equivalente a 73,7% do total nacional. Na sequência, aparecem Pernambuco (31), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), e com um caso cada os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rondônia.
O Ministério destacou que não houve novas mortes confirmadas desde quarta-feira (8). Até o momento, cinco óbitos — todos em São Paulo — foram oficialmente atribuídos à intoxicação por metanol. Entretanto, 12 mortes ainda estão sob investigação, sendo seis em São Paulo, três em Pernambuco, uma em Minas Gerais, uma no Mato Grosso do Sul e uma no Ceará.
A pasta reforçou o alerta para que a população não consuma bebidas de origem duvidosa e verifique sempre a procedência e o lacre das embalagens, já que o metanol é uma substância altamente tóxica e imprópria para consumo humano.
A matéria segue em atualização, em meio às investigações sobre os casos de intoxicação por metanol no país.
DIÁRIO DE SÃO PAULO - Redação Publicado em 11/10/2025, às 15h00