Viva Marilia | Viva Marília é a simplicidade através de conteúdos que façam a diferença na vida daqueles que dedicam seu precioso tempo para nos ler.

Defesa Civil de São Paulo emite alerta para nova frente fria

Data: / 353 views
Defesa Civil de São Paulo emite alerta para nova frente fria

A nova onda de frio pode provocar geadas e eventos adversos, como alagamentos e quedas de árvores, em várias regiões

Defesa Civildo Estado de São Paulo divulgou alerta sobre a iminente chegada de uma frente fria que afetará diversas áreas do estado ao longo da semana.

Conforme informado pelo órgão, a expectativa é que esta nova onda de frio comece na segunda-feira (23), trazendo consigo chuvas intensas. O fenômeno pode ser acompanhado por raios, rajadas de vento e até granizo em regiões isoladas, aumentando o risco de eventos adversos como alagamentos e quedas de árvores.

O alerta abrange todo o território paulista. A Defesa Civil ressalta que a massa de ar polar associada a esta frente fria provocará temperaturas que poderão chegar aos 3°C nas áreas do Vale do Ribeira e Itapeva, com possibilidade de formação de geadas em algumas localidades.

"Com o avanço da frente fria, entre terça-feira (24) e quarta-feira (25), uma significativa queda nas temperaturas será observada em todo o estado, com destaque para as madrugadas, quando as mínimas devem ser registradas", informou a Defesa Civil.

As temperaturas mínimas previstas para diferentes regiões do estado são as seguintes:

  • - Vale do Ribeira e Região de Itapeva: 3°C, com possibilidade de geadas;
  • - Serra da Mantiqueira: 4°C, também com chance de geadas;
  • - Vale do Paraíba, Presidente Prudente e Marília: 6°C;
  • - Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara: 7°C;
  • - Araçatuba e São José do Rio Preto: 8°C;
  • - Barretos, Franca e Ribeirão Preto: 9°C;
  • - Litoral Norte: 11°C;
  • - Baixada Santista: 12°C.

 

O governo paulista informa ainda que as áreas de Presidente Prudente, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Araraquara, Bauru e Marília deverão enfrentar chuvas e rajadas de vento moderadas.

Por outro lado, regiões como Itapeva, Registro, Campinas, Sorocaba, a Capital e toda a Região Metropolitana de São Paulo, bem como o Vale do Paraíba e o litoral paulista deverão se preparar para chuvas e ventos com forte intensidade. A população é orientada a manter vigilância redobrada diante dessa situação.

Diante deste cenário adverso, a Defesa Civil enfatiza a necessidade de atenção especial para grupos vulneráveis como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que estão mais suscetíveis aos impactos das baixas temperaturas. Além disso, em caso de tempestades, recomenda-se evitar áreas propensas a alagamentos e não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas. A orientação é permanecer em locais seguros até que as condições climáticas se estabilizem.

DIÁRIO DE SÃO PAULO - Publicado por Gabriela Thier 

- Comente, Compartilhe e Interaja em sua rede social.

Veja Também: Artigos Relacionados