FIFA divulga mascotes da Copa do Mundo 2026; veja quem são

Nesta quinta-feira (25), a FIFA revelou oficialmente os três mascotes da Copa do Mundo 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México
Nesta quinta-feira (25), a FIFA revelou oficialmente os mascotes da Copa do Mundo de 2026, que será realizada em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México. Os personagens escolhidos são: Maple, um alce representando o Canadá; Zayu, um jaguar em homenagem ao México; e Clutch, uma águia simbolizando os Estados Unidos.
Em comunicado oficial, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, destacou que os mascotes foram escolhidos para transmitir "alegria, energia e espírito de união", valores fundamentais para o torneio.
Infantino acrescentou: "Eles conquistarão corações e despertarão comemorações na América do Norte e no mundo todo. Já consigo imaginá-los em camisas infantis, cumprimentando lendas do futebol e, em mais uma estreia neste torneio, estrelando videogames jogados por milhões de pessoas no mundo todo".
Vale lembrar que esta será a terceira edição da Copa do Mundo a contar com mais de um mascote oficial. As edições anteriores ocorreram em 1974, na Alemanha Ocidental, com Tip e Tap, e em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, com Ato, Kaz e Nik como representantes da competição.
Conheça os mascotes da Copa do Mundo 2026:
Maple
Maple, o alce, nasceu para viajar, passando por todas as províncias e territórios do Canadá, conectando-se com as pessoas e abraçando a rica cultura do país. Artista apaixonado por street style, entusiasta de música e goleiro dedicado, Maple encontrou seu propósito por meio da criatividade, resiliência e individualidade sem remorso. Com um talento especial para fazer defesas lendárias e um coração cheio de força e liderança, Maple combina histórias sem fim com um talento inabalável.
Zayu
Zayu, o jaguar, das selvas do sul do México, personifica a rica herança e o espírito vibrante do país. Com um nome inspirado em união, força e alegria, Zayu se transforma em campo como um atacante, exibindo engenhosidade e agilidade excepcionais que intimidam os defensores. Fora de campo, Zayu abraça a cultura mexicana por meio da dança, da comida e da tradição, unindo pessoas através das fronteiras com paixão. Mais do que um atleta, Zayu é um símbolo de celebração e conexão cultural, carregando com orgulho o coração do México.
Clutch
Clutch, a águia-americana, possui uma sede insaciável por aventura, voando pelos Estados Unidos e abraçando cada cultura, jogo e momento com curiosidade e otimismo sem limites. Destemido em campo e inspirador fora dele, Clutch lidera pela ação — mobilizando companheiros de equipe, elevando o ânimo e transformando cada desafio em uma oportunidade de ascensão. Uma centelha social e fanático por esportes, Clutch, como todos os grandes meio-campistas, une as pessoas por onde passa, provando que o verdadeiro voo é sobre propósito, paixão e jogo.
DIÁRIO DE SÃO PAULO - William Oliveira Publicado em 26/09/2025